fbpx

3 Coisas que Todo Adolescente Deveria Saber Sobre Dinheiro

Robert Kiyosaki

 

Caro leitor,

As lições que eu aprendi sobre dinheiro quando tinha 9 anos de idade são lições que muitos pais não ensinam a seus filhos. Eles esperam que as escolas assumam esse papel, talvez porque eles não sabem muito a respeito ou porque por alguma razão eles não acham que é apropriado falar sobre dinheiro com seus filhos.

Meu pai rico com frequência dizia: “Se você não ensina o seu filho sobre dinheiro, há muitas pessoas que vão fazê-lo.” Hoje, recebemos educação financeira de muitas fontes que geralmente têm algo que querem vender. Na TV, você vê estrelas do esporte vendendo uma marca específica de tênis ou uma celebridade recomendando algum banco ou financeira. Elas sugerem, por exemplo, que você converta as altas taxas de juros de curto prazo do cartão de crédito em uma dívida de mais longo prazo, com taxas mais baixas. Aí seu gerente de banco diz que sua casa é um ativo. Mas não diz exatamente que tipo de ativo ela é.

Os varejistas, por sua vez, tentam te seduzir dizendo: “Prestações mensais baixas”. E instituições financeiras alardeiam: “Poupe e invista no longo prazo”. Companhias aéreas te encorajam a usar seus cartões de crédito, assim você recebe milhas para trocar por passagens de graça. Até mesmo o sistema de educação está nessa briga. Atualmente, muitos jovens já deixam a faculdade endividados, porque pegaram financiamento para bancar seus estudos.

É dessa forma que recebemos nossa educação financeira na atual Era da Informação, mas essa forma de educação financeira não é a correta.

Trabalhe para Aprender, Não para Ganhar Dinheiro

A principal diferença entre ricos, pobres e a classe média é o que eles fazem no seu tempo livre. Pessoas que já são ricas parecem saber disso: trabalhe para aprender e deixe o seu dinheiro trabalhar por você. Meu pai rico queria que eu encontrasse a forma de criar dinheiro em vez de trabalhar por dinheiro. Ele me ensinou a não precisar de dinheiro. “Se você não precisa de dinheiro, vai fazer muito dinheiro.” Isso me soou uma grande contradição, mas quando comecei a pensar a respeito, começou a fazer sentido.

Depois de ter me formado na Academia da Marinha Mercante, eu tinha uma boa carreira pela frente. Meu primeiro emprego foi na petrolífera americana Standard Oil, na California, como oficial náutico na frota de navios da empresa. Meu salário era de US$ 42 mil por ano, incluindo horas extras, e precisava trabalhar apenas sete meses por ano. Meu pai pobre estava muito feliz. Depois de seis meses, porém, pedi demissão e me alistei na Marinha americana. Meu pai pobre ficou devastado, mas meu pai rico me parabenizou.

A razão pela qual me alistei na Marinha é porque queria aprender novas habilidades. Eu queria aprender a pilotar e a liderar outras pessoas em situações críticas. Eu sabia que as habilidades de liderança que aprenderia na Marinha seriam de grande benefício na vida pessoal e nos negócios.

Depois, tive a oportunidade de aceitar um emprego fixo como piloto em uma companhia aérea comercial.

Mas, em vez disso, aceitei uma vaga de vendedor na Xerox. Mais uma vez, meu pai pobre ficou devastado e meu pai rico ficou feliz. Apesar de eu poder ter tido uma vida confortável como piloto, queria aprender as habilidades de vendas. Eu sabia que essas habilidades, associadas com a de liderança que havia aprendido na Marinha, me tornariam rico.

Você vai trabalhar para ganhar dinheiro, preferindo segurança em vez de oportunidades? Ou vai trabalhar para aprender (e obter educação financeira), abrindo mão parcialmente de segurança para abraçar uma grande oportunidade?

A maioria das pessoas vai seguir o senso comum e escolher trabalhar para ganhar dinheiro. Mas se você quiser ser rico, recomendo que trabalhe para aprender o que deseja em vez de trabalhar para ganhar dinheiro. Identifique quais habilidades quer adquirir antes de escolher uma profissão específica e antes de se ver aprisionado no dia a dia.

Tudo Tem a Ver com Renda Passiva

As palavras mais importantes no mundo dos negócios e das finanças são renda passiva. Atualmente muitas pessoas se encontram em dificuldades financeiras porque na verdade elas têm muita renda passiva saindo do bolso e pouca entrando. Se você quiser ter segurança financeira, porém, precisa aprender a manter mais renda passiva no seu bolso.

Enquanto eu tiver que trabalhar, não serei livre. Eu posso escolher de livre e espontânea vontade ter que trabalhar, mas isso é diferente de se ver obrigado a trabalhar. Se eu tiver que fazer algo todo dia para obter dinheiro para continuar vivendo, então não sou livre. Renda passiva positiva é a que chega todo mês, trabalhe eu ou não. Meus ativos geram renda passiva mensalmente, esteja eu trabalhando ou não. E esse dinheiro vai direto para o meu bolso.

Minha meta número 1 é ter mais renda passiva entrando do que saindo para arcar com as despesas que tenho para viver. Quando isso ocorre, sou financeiramente livre. Meus ativos trabalham para mim, em vez de eu trabalhar por dinheiro.

Meu pai rico me levaria pra ver, tocar e sentir suas verdadeiras casas verdes e hotéis vermelhos do tabuleiro do Banco Imobiliário. Em retrospecto, foi a relação entre o jogo e a vida real que teve um grande impacto na minha escolha do quadrante antes que eu completasse 12 anos de idade.

Após me mostrar suas casas de investimento, ele constantemente me fazia ver, tocar e sentir todos os aspectos dos seus vários negócios. Ele com frequência dizia: “O motivo de eu ser dono de um negócio é que eu gosto da liberdade que isso me oferece para investir. Um negócio bem gerido me oferece o dinheiro para comprar todos os investimentos que desejo. A principal razão de ter um negócio é para que esse negócio compre ativos para mim. Muitas pessoas não têm recursos para comprar imóveis porque esse tipo de investimento requer muito tempo e capital. O negócio me dá o dinheiro e o tempo para comprar imóveis e ativos em papel.”

A Diferença Entre um Ativo e um Passivo

A chave para entender uma demonstração financeira também é entender a diferença entre um ativo e um passivo. Colocando em palavras simples, um ativo é algo que coloca dinheiro no seu bolso. E um passivo é algo que tira dinheiro do seu bolso.

Isso geralmente cria uma pensamento contra-intuitivo. Eu tenho dito por muitos anos, por exemplo, que “a sua casa não é um ativo”. As pessoas fazem careta e resmungam quando eu digo isso, mas não fazem isso quando o mercado imobiliário está em crise. Muitas pessoas acabaram vendo a sua casa financiada se tornar um passivo no fim do dia. Por que? Porque quando fizeram o financiamento do imóvel, o mercado estava em alta e depois o cenário se inverteu. A verdade é que o mercado imobiliário, incluindo as casas de verdade, não apenas fundos imobiliários, só é um ativo quando coloca dinheiro no seu bolso.

Isso também ajuda a entender algumas coisas óbvias. Como o fato de que sacar dinheiro no caixa eletrônico ou fazer um cheque quase sempre significa gastar dinheiro, ou seja, um passivo. Como esse dinheiro será resposto? Se você for esperto financeiramente, isso ocorrerá com a renda passiva que você gera por meio dos seus ativos.

Impressão Duradoura 

Como o meu pai rico dizia, “Se você não ensina o seu filho sobre dinheiro, há muitas pessoas que vão fazê-lo”.

Nós entramos em uma era de oportunidades financeiras sem precedentes, assim como de mudanças financeiras. Vão ocorrer momentos de grandes altas no mercado e também de grandes quedas. Enquanto a maioria de nós adoraria ter uma bola de cristal, assim poderíamos prever o que fazer financeiramente no futuro, suspeito que essa bola de cristal não exista. Então nesta era de grandes mudanças, em vez de tentar prever o que vai acontecer, sugiro que estejamos preparados para o que ocorrer, seja o que for.

Lembre-se sempre do que o meu pai rico disse: “Uma das razões das quais os ricos permanecem ricos é que eles sabem como se dar bem nos bons momentos e tendem a se sair ainda melhor nos momentos ruins”. Se prepare e também prepare seus filhos para os altos e baixos do futuro.

Abraços,

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário

Robert Kiyosaki vai te ensinar a gerar Renda Passiva TODA SEMANA

A Semana do Pai Rico, Pai Pobre é um evento 100% online que vai te ensinar a gerar Renda Passiva todos os dias.

Graças às estratégias de geração de Renda Passiva que Robert Kyiosaki ensina, você pode fazer até R$525 em apenas 3 minutos

 

Reserve Agora sua Vaga e Comece a Gerar Renda Passiva TODA SEMANA