5 Razões Pelas Quais Trump e Eu Adoramos Isto

Caro Leitor,

Antes de começar minha carreira nos negócios, meu pai rico insistia para que eu aprendesse a ser um investidor imobiliário. No início, pensei que ele queria que eu investisse em imóveis simplesmente pelo próprio imóvel. Com o passar dos anos e com o desenvolvimento da minha educação financeira, eu entendi melhor o quadro geral do mundo dos investimentos.

O pai rico dizia: “Se você quer ser um investidor sofisticado, precisa treinar sua mente para ver o que seus olhos não podem ver.” O que meus olhos não conseguiam ver eram as vantagens legais e tributárias que o investimento imobiliário oferece ao investidor mais informado. Em outras palavras, há muito mais no setor imobiliário do que poeira, vigas e tijolos.

Hoje, eu ganho dinheiro com todas as três classes de ativos: negócios, imóveis e ações. Mas mantenho a maior parte da minha riqueza no setor imobiliário. Sou capaz de ampliar minha riqueza usando as vantagens que o setor imobiliário oferece ao investidor sofisticado.

Houve desafios para investidores imobiliários no passado recente. Mas se você aprender os pormenores do investimento imobiliário, poderá ganhar dinheiro no setor imobiliário, quer o mercado esteja subindo, descendo ou se movendo para os lados.

Por isso meu pai rico preferia investir em fluxo de caixa ao invés de ganhos de capital. Enquanto sua propriedade tiver fluxo de caixa positivo, você poderá superar uma baixa no mercado imobiliário. Os vendedores a curto prazo e os compradores de ganhos de capital que ficam com propriedades para revenda em um mercado em queda são os que mais sofrerão.

Quais São as Vantagens do Setor Imobiliário?

O consultor do meu pai rico, Garrett Sutton, diz: “Os investidores imobiliários podem acelerar a construção de sua riqueza muito mais rapidamente do que com outros ativos, como ações, títulos e fundos de aposentadoria com impostos diferidos. Nossos sistemas financeiro, tributário e legal são criados para recompensar os proprietários de imóveis com educação suficiente para aproveitar as vantagens disponíveis. E o melhor de tudo para os investidores iniciantes, eles não precisam de enormes reservas de dinheiro para comprar imóveis. Eles podem começar pequeno.”

Todo, e eu repito, todo investidor imobiliário de sucesso que eu conheço, homem ou mulher, começou muito pequeno.

Há muito para aprender, o que significa que erros serão cometidos. Tudo faz parte do processo. Mas, ao iniciar, é muito mais fácil cometer erros em propriedades menores com quantias menores de dinheiro.

Mas você pode estar se perguntando: “Por que mais investidores não seguem esse percurso?” Para aproveitar todos os benefícios que o investimento imobiliário tem a oferecer, você precisa ser educado e superar o medo de falhar.

Em seu livro Loopholes of Real Estate (Brechas no Setor Imobiliário, em tradução livre), Garrett colocou assim: “Nos últimos anos, muitos passaram a temer todo o mercado. Com o colapso em 2008, milhares de investidores imobiliários foram apanhados com propriedades valendo menos do que a hipoteca na parcela.

Essas propriedades submersas causaram uma grande instabilidade para muitos investidores. Alguns nunca voltarão a entrar no mercado imobiliário. Outros, porém, que não temem, mas apreciam o mercado, se sairão bem. Pois em qualquer ambiente há espaço para ganhar dinheiro no setor imobiliário.”

Os Prós do Investimento Imobiliário

Donald Trump disse uma vez: “É tangível, é sólido, é bonito e é artístico, do meu ponto de vista. Eu simplesmente amo imóveis”. Eu tenho que concordar. No entanto, ainda mais que o setor imobiliário, eu adoro o fluxo de caixa.

Quando invisto em imóveis, aproveito estes cinco benefícios:

  1. OPM [Other People’s Money (Dinheiro de Outras Pessoas)]

Quando você começa como investidor, uma das coisas mais difíceis é descobrir onde você conseguirá o dinheiro para investir!

Infelizmente, muitas pessoas acabam desistindo antes mesmo de começar, levantando as mãos no ar e dizendo: “Eu não posso pagar por isso!”

Muitas vezes, a razão pela qual as pessoas ficam desanimadas é porque pensam que precisam usar seu próprio dinheiro para investir. Nada poderia estar mais longe da verdade!

A primeira parada da maioria das pessoas para um empréstimo ou fundos adicionais é em um banco tradicional. Quando o banco os rejeita, eles se sentem desencorajados. Mas é importante perceber que os bancos geralmente não emprestam dinheiro para os tipos de propriedades ou negócios que muitos investidores buscam.

Portanto, é importante encontrar fontes alternativas de capital e financiamento, como família e amigos, vendedores de financiamento, empréstimos garantidos ou outros investidores. Sempre há dinheiro.

  1. Fluxo de Caixa

Um fluxo contínuo de rendimentos que você recebe de um investimento é o fluxo de caixa (ou renda passiva). Você pode receber esse dinheiro mensalmente, trimestralmente ou anualmente, dependendo do investimento. A estratégia por trás do fluxo de caixa é comprar e manter.

Claro, você pode ganhar um monte de dinheiro vendendo uma casa a curto prazo se você der muita sorte – mas quão repetitivo é esse processo? Eu argumentaria que não é, porque cada vez que você inicia um novo projeto de venda a curto prazo, está enfrentando uma série de variáveis desconhecidas para transformar a propriedade e depois vendê-la. Você pode ter sorte e vendê-la com lucro. Mas você poderia facilmente fracassar. Os riscos são altos demais.

Outra vantagem de se concentrar no fluxo de caixa é que isto elimina o medo de ficar sem dinheiro durante a aposentadoria.

Ao acumular ativos que fornecem um fluxo de caixa mensal, o dinheiro entra todo mês até você decidir vender o(s) ativo(s).

  1. Vantagens Tributárias

Outra vantagem de se concentrar no fluxo de caixa é que isto elimina o medo de ficar sem dinheiro durante a aposentadoria. Ao acumular ativos que fornecem um fluxo de caixa mensal, o dinheiro entra todo mês até você decidir vender o(s) ativo(s).

Você também recebe uma dedução anual pela depreciação, que normalmente é uma porcentagem do valor da propriedade que pode ser baixada como uma despesa em relação às receitas. Finalmente, em alguns países, os ganhos com a venda de imóveis podem ser adiados indefinidamente, desde que os recursos sejam reinvestidos em outros imóveis. Que bônus!

  1. Valorização

Se o valor de sua propriedade aumentou e você decide vender, seu lucro é chamado de valorização. O fluxo de caixa e a valorização são duas formas de receita das propriedades de aluguel.

Lembre-se, mesmo que você não esteja comprando na esperança de vender para obter um lucro rápido, você deve ter sempre uma estratégia de saída preparada.

  1. Controle

Quando você investe seu dinheiro em uma ação ou empresa, você tem pouca voz ou impacto no sucesso e valor desse investimento. Na maioria dos casos, você dá o dinheiro à empresa e fica à espera, observando e aguardando para ver se ela prospera.

Se você deseja aumentar pessoalmente o valor da empresa, não há muito o que você possa fazer. Se começar a falhar, não há muito o que fazer além de vender sua parte. Basicamente, você está no banco do passageiro.

No setor imobiliário, por outro lado, você está no banco do motorista. Se eu comprar um imóvel, posso pessoalmente aumentar seu valor. Tenho o poder de fazer alterações no imóvel físico, comercializá-lo com maior sinalização, fazer melhorias no paisagismo ou introduzir um melhor gerenciamento.

As possibilidades são infinitas. Há muito que posso fazer e está tudo sob meu controle.

No final dos anos 80, Kim e eu começamos a investir em pequenas casas unifamiliares. Quando estávamos prontos para seguir para propriedades maiores, compramos um prédio de seis apartamentos. Hoje, possuímos mais de 1.000 unidades de apartamentos.

Foi assim que a nossa história começou – como a sua começará?

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário

“Robert Kiyosaki salvou minha vida”, disse a Michelle.

Os Segredos de Renda Extra do Pai Rico me ajudaram a focar na construção de meus ativos, e não viver para pagar contas.

Ao contrário do que eu pensava antes do Pai Rico, agora foco no que é mais importante para mim e meus filhos.

Graças aos Segredos de Renda Extra que aprendi, saí de R$ 25 mil em ativos para mais de R$ 2,5 milhões três anos depois!”

>>Descubra os Segredos de Renda Extra de Robert Kiyosaki<<