5 Sinais de que você está aprisionado: Como Escapar da “Mentalidade de Empregado”

  • Assuma o controle de suas finanças começando com a compreensão disso…
  • Aprenda a ganhar dinheiro e a manter o que é seu por direito…
  • Descubra por que os o seu plano de aposentadoria não ajuda muito…

Conteúdo Publicitário

URGENTE! Uma Chuva de Dólares se Aproxima do Brasil!

Graças à aprovação da Reforma da Previdência, o estrangeiro está pronto para derramar bilhões de dólares no Brasil

Nas últimas vezes que isso aconteceu, ganhos de 450,65%, 1.257%, e 13.002,88% foram obtidos em pouco tempo.

Agora, Robert Kiyosaki separou para você as 3 ações que mais podem subir com essa nova chuva de dólares!

Veja Aqui as 3 Ações Queridinhas dos Gringos


Caro leitor,

Eu já falei aqui sobre o 401 (k) que é o plano de aposentadoria padrão nos Estados Unidos. Ele é patrocinado pelo empregador e consiste na aplicação de dinheiro que é retido na fonte.

Muitas empresas oferecem aos seus empregados a opção de comprar ações dela própria, mas o comum é a composição de fundos de investimento focados no mercado de ações ou títulos da dívida pública, ou ainda uma combinação de investimentos.

Se você for como eu, você foi ensinado que a maneira de ganhar dinheiro era arrumar um emprego. Eu fui programado para ser um empregado. Se você passou pelo sistema educacional, provavelmente foi programado da mesma forma. “Vá para a escola, consiga um bom emprego”, e depois nos disseram: “Invista em um plano de aposentadoria”. Esse foi e ainda é o sonho americano enfiado goela abaixo dos estudantes.

Esse conselho pode ter sido certo para nossos pais, pelas informações disponíveis antigamente. Hoje temos mais noção das coisas , mas ainda assim continuamos repetindo a mesma mensagem e os mesmos erros.

Anos atrás, tive uma conversa com um jovem sobre os planos de aposentadoria. “Eu tenho uma pergunta para você”, disse ele. “Eu li que você diz que os planos de aposentadoria são os piores investimentos, mas eu não entendo porque você diz isso.”

“O que é que você não entende?”, eu perguntei.

“Bem”, disse o jovem. “A maioria dos empregadores nos EUA coparticipa. Por exemplo, o meu empregador coparticipa com até quatro por cento do meu salário. Isso não é cem por cento de retorno? Por que é um mau investimento?

“É um mau investimento”, eu disse, “porque para começar é o seu dinheiro”.

Ele parecia confuso e perplexo.

“Escute”, eu disse, “se não fosse para o plano de aposentadoria, o seu empregador teria que pagar esse dinheiro como parte do seu salário. Ainda que você não desista, o empregador sai ganhando. O dinheiro é seu, mas quem controla são eles”.

Pensando Como Empregado

O jovem ainda não parecia convencido, mas eu posso afirmar que ele estava pensando muito sobre isso. A razão pela qual esse jovem e muitos outros não entendem o meu raciocínio é que eles só pensam como empregados. Como empregador, eu sei que se não fosse para o plano de aposentadoria, eu teria que pagar esse dinheiro aos empregados em seu salário a fim de ser competitivo.

Para mim, como empregador, é vantajoso porque eu não tenho que pagar nada a menos que o funcionário opte, e se eles trabalharem pouco tempo na minha empresa, eu não tenho que pagar porque eles ainda não adquiriram os direitos.

Essa conversa, embora tenha acontecido anos atrás, poderia facilmente ter acontecido na semana passada. A mentalidade de empregado continua bem viva ainda hoje.

Na corrida a governador no Arizona, nos EUA, a coisa que mais ouvia sobre as propagandas controversas da TV é como cada candidato queria criar mais empregos. Embora isso seja importante – a mentalidade de apenas se tornar empregado é a mentalidade errada.

Se você está se perguntando se você pensa como empregado, a seguir cinco sinais que indicam isso:

  1. Você valoriza a segurança e a garantia de um pagamento constante em relação a incerteza de maior riqueza.
  2. Você prefere um trabalho com poucos problemas.
  3. Você tem medo de cometer erros.
  4. Você se esforça para obter aumentos e promoções no emprego.
  5. Você valoriza o tempo que passa no trabalho e os resultados disso.

O outro sinal de que você pode estar pensando como empregado é a última queda no mercado. Você se viu em pânico? Querendo saber se você vai se recuperar? Os investidores instruídos estão preparados para qualquer direção que o mercado seguir – para cima, para baixo ou para os lados.

Um Plano de Aposentadoria Rouba o seu Dinheiro

Um estudo recente confirma o que estou dizendo e deve ajudar aqueles que ainda acham essa lógica confusa ou não convincente. De acordo com Stephen Gandel, um estudo divulgado pelo Centro de Pesquisa sobre Aposentadoria indica que “Tudo o mais é igual… os trabalhadores das empresas que contribuem para as contas do plano de aposentadoria de seus empregados nos EUA costumam ter salários mais baixos do que aqueles das empresas que não fizeram nenhuma contribuição de aposentadoria… De fato, para muitos empregados, a queda salarial foi aproximadamente igual ao tamanho da contribuição potencial do seu empregador ”.

Traduzindo: as empresas que não oferecem o plano de aposentadoria precisam pagar um salário mais alto para competir com as empresas que oferecerem. Esses empregados da empresa simplesmente recebem o seu dinheiro como parte de seu salário, em vez de precisarem combiná-lo e economizá-lo em um plano de aposentadoria com impostos diferidos, onde eles não têm nenhum controle e arcam com altas taxas.

Nenhuma Inteligência Financeira? Fique com o plano de aposentadoria

O controle é um aspecto importante do investimento. Conforme eu mencionei, com um plano de aposentadoria, você não tem nenhum controle sobre seus investimentos, uma vez que você geralmente investe em fundos de investimento, controlados por corretoras, que são controladas por banqueiros, que investem em empresas que são controladas por diretorias – sobre os quais vocês não tem nenhum controle.

Se você quer ficar rico, você precisa ter uma educação financeira e controle sobre o seu dinheiro e seus investimentos. É por isso que gosto de investir no meu próprio negócio, adquirir imóveis e criar produtos. Eu tenho muito controle sobre esses investimentos.

Geralmente, uma boa máxima é: “Quanto mais controle você tiver, maior será seu retorno potencial”. “Quanto menos controle você tiver, menor será seu retorno potencial”.

Naturalmente, é necessário ter muita inteligência financeira para investir em coisas em que você tem controle porque você precisa tomar muitas decisões importantes. É por isso que ser obrigado a participar de um plano de aposentadoria, provavelmente, não é uma coisa ruim para a maioria das pessoas. Isso ocorre porque a maioria das pessoas tem pouca ou nenhuma educação financeira e não saberia o que fazer com o dinheiro extra além de poupá-lo ou gastá-lo.

Mas eu acredito que você esteja de longe acima das pessoas comuns em termos de inteligência financeira. A verdade é que se você estiver investindo em um plano de aposentadoria, você não está levando vantagem no jogo com o seu empregador. Você está simplesmente recebendo o que lhe é devido pelo seu empregador.

Para alguns, talvez essa seja a primeira vez que pensou nisso. Para outros, provavelmente estou ensinando o padre a rezar missa.

A maioria das pessoas seguirá o velho conselho dos seus pais. Mas se você quer ficar rico, recomendo que obtenha uma educação financeira em vez de trabalhar o resto da sua vida para enriquecer alguém.

Grande abraço,

Robert Kiyosaki