fbpx

A real crise do setor imobiliário está chegando… Veja como se preparar e lucrar

Robert Kiyosaki

Caro Leitor,

O chamado “colapso imobiliário” de 2008 não foi, na verdade, um colapso do setor imobiliário. 

Foi uma crise financeira causada por ativos de mentira e uma economia construída com base apenas na movimentação e não na construção de novos ativos. Foram criados instrumentos financeiros arriscados — incluindo derivativos e swaps de crédito (proteção contra o crédito, atráves de uma troca) — que produziam lucros altos e imediatos.

Para entender o que acontecerá no futuro, você precisa olhar para o passado. R. Buckminster Fuller nos ensinou a olhar primeiro para o quadro geral, depois para a situação específica. Infelizmente, a maioria dos investidores não entende isso. 

Por exemplo, muitos investidores acordam, verificam se suas ações favoritas estão em alta ou em baixa e depois vão trabalhar. Eles podem ser especialistas em, digamos, Amazon, mas geralmente não conseguem enxergar o cenário geral. Uma ação entre milhares de ações num mercado global não fornece muitas informações sobre o futuro. Dr. Fuller ensinou a seus alunos: “Se você quer ver o futuro, deve começar com a maior visão geral possível”.

O gráfico abaixo mostra o desempenho do índice Dow Jones ao longo de mais de 125 anos e prova a importância de focar no contexto mais amplo para ter uma melhor perspectiva do que aconteceu ao longo do tempo. 

No gráfico do Dow, o “Giant Crash of 1929” (a crise da Bolsa de Valores de Nova Iorque) é destacado por uma razão. Se você der um passo atrás e olhar para o crash de 1929 e compará-lo ao “crash das empresas pontocom” de 2000 e ao “crash do subprime” de 2008, você terá uma visão melhor de porque Fuller escreveu o livro “Grunch of Giants” e porque eu escrevi “Pai Rico Pai Pobre”.

Os booms e sustos financeiros que o mundo está passando foram causados por trilhões de dólares em dinheiro falso sendo injetados no sistema pelas elites.

Chutando lata pela estrada 

Aselites resolveram o problema? Claro que não. Por que consertar o problema quando o problema os torna ricos? Por que mudar? Por que fazer algo diferente? A vida é boa — para as elites.

Muitas pessoas culparam o comprador do “setor imobiliário subprime” pela crise. A realidade era que as elites estavam fabricando ativos falsos chamados derivativos. Esse era o verdadeiro problema. Em 2008, havia quase U$ 700 trilhões em derivativos. Em 2018, os derivativos eram U$ 1,2 quadrilhão. É isso mesmo, as elites aumentaram o problema e esse é um desastre de quadrilhões de dólares esperando para acontecer. 

As elites não resolveram o problema. Na verdade, só pioraram, o que significa que veremos esses gigantescos acidentes acontecendo repetidamente. 

A economia foi salva pelo governo em 2008, mas agora está indo ladeira abaixo novamente. Prevejo que haverá outro colapso imobiliário em breve. 

Como eu ganhei mais dinheiro em 2008

Há muito tempo, querendo expandir minha educação financeira, comecei a ter aulas sobre o mercado de opções. Durante três anos, estudei e pratiquei religiosamente. O instrutor continuou incentivando a classe a ser paciente, dizendo-nos que normalmente leva cerca de cinco anos para fazer dinheiro com opções.

Um dia, um trader de opções muito bom veio nos dar aula. Ele compartilhou com nossa classe seu histórico e quanto dinheiro estava ganhando para seus clientes. Mordi a isca com anzol, linha e tudo. Eu estava cansado de aprender. Eu só queria dar o meu dinheiro pra ele me ajudar a ficar rico. 

Mesmo estando enganado, terminei o curso e, finalmente, me preparei para o crash de 2008. 

Depois do curso de cinco anos sobre o mercado de opções, tive a oportunidade de estar na “CNN” num programa com Wolf Blitzer quando chamei o crash de “Lehman Brothers”, isso seis meses antes do início da crise de 2008. Em vez de entrar em pânico, meus sócios, Kim e eu, movemos milhões de dólares para o mercado imobiliário em queda e o mercado de juros em queda. 

Você pode estar pensando: como o curso de mercado de opções está relacionado a isso? Uma “call” sobre imóveis é uma opção. Nesse caso, uma opção de compra, uma aposta de que os preços dos imóveis voltariam a subir. Por alguns milhões de dólares, optamos por centenas de milhões de dólares em imóveis num mercado aquecido… a preços baixíssimos. Quando as taxas de juros continuaram caindo de 7,5% para 2,5%, o multiplicador de alavancagem dos baixos preços dos imóveis combinados com baixas taxas de juros era astronômico. Minha perda de U$ 150.000 do esquema Ponzi se transformou numa lição de vida inestimável e lucrativa.

A melhor lição que aprendi com o meu curso sobre o mercado de opções foi não temer crises no mercado. Uma vez que compreendi essa lição, percebi que ganharia mais dinheiro quando os mercados quebrassem, porque os mercados quebram mais rápido do que sobem. Daí o ditado: “O touro sobe as escadas… e o urso sai pela janela.” 

Para mim, investir cinco anos para estudar e aprender sobre opções foi um passo para garantir meu futuro. Demorou algum tempo, mas era um plano melhor do que seguir os conselhos obsoletos e cansados de “Investir a longo prazo em um portfólio bem diversificado de ações, títulos, fundos mútuos e ETFs” … apenas para arriscar perder tudo quando o urso saísse pela janela.

Prepare-se para os maus momentos e você só conhecerá os bons

A última grande depressão econômica deixou o meu pai rico muito rico e o meu pai pobre muito pobre. Hoje estou indo bem porque comecei a me preparar para os maus momentos há mais de 20 anos.

Ao longo da história, as ações dos ricos e poderosos causaram muita coisa boa e muito dano. Não culpo os ricos por cuidar de seus interesses ou dos interesses de suas famílias. Em vez de culpar, estudei a história dos ricos, aprendi o jogo deles e vivi minha vida ciente de suas regras de dinheiro — e criei algumas das minhas próprias regras ao longo do caminho. A maioria das pessoas que conhece as regras do jogo dos ricos não está com problemas financeiros hoje. 

Quem sofre com tudo isso? Apenas as pessoas que têm pouca inteligência financeira e vivem sob as velhas regras do dinheiro e, por conta disso, enfrentam dificuldades financeiras.

Jogue com inteligência,

​Robert Kiyosaki