As 4 regras de todo investimento

  • Os fundamentos para o sucesso dos investimentos…
  • Como ver pelos olhos de um empresário…
  • Por que você deve ver cada investimento como uma empresa…

Caro leitor,

Certa noite, Kim e eu jantamos com gestor financeiro pessoal, muito popular. Ele nos olhou e disse: “Sabe qual é a diferença entre vocês dois e o resto de nós, que ensina sobre finança pessoal?” Sem saber o que ele queria dizer, fizemos sinal com as mãos respondendo que não.

Ele disse: “Vocês dois veem tudo com olhos de um empresário, inclusive, seus investimentos. Vocês veem tudo como negócios.”

No caminho de casa, Kim e eu conversamos sobre o comentário de Dave. Ele estava certo. Nós vemos todas as coisas que fazemos com lentes de empreendedorismo.

O que exatamente isso significa?

No mundo dos investimentos, significa que cada investimento é uma empresa. Ele deve ter seu próprio demonstrativo financeiro e balancete, vendas e marketing, precisa ser lucrativo para sobreviver, tem que ter uma equipe por trás, e um objetivo para existir. Estes são os fundamentos de uma empresa de sucesso, assim como dos investimentos de sucesso.

Talvez, até agora, alguns de vocês possam dizer: “Sim, mas eu só estou comprando algumas ações do capital. Não preciso de tudo isso.”

Exemplo perfeito. O que o capital representa? O capital é uma parte da empresa. Uma empresa precisa de vendas, marketing, demonstrativo financeiro preciso, uma forte equipe de gestores, um propósito ou missão; e, um bom fluxo de receitas para ter sucesso ao longo dos anos?

Claro que sim!

No entanto, quantas pessoas fazem seus trabalhos de casa e pesquisam os fundamentos da empresa que estão investindo, antes de comprar uma ação de seu capital? Muito poucos. Mas posso te dizer que o Warren Buffett faz.

Uma grande citação de Warren Buffett: “Eu sou um investidor melhor porque sou um homem de negócios, e sou um homem de negócios melhor porque sou um melhor investidor.”

As quatro regras de todo investimento

Eu sou um empresário desde os 9 anos de idade; foi quando meu amigo Mike e eu iniciamos nosso primeiro negócio de aluguéis de revista em quadrinhos. Aos nove anos, não era uma situação de “faça ou morra”, mas aprendemos muitas coisas.

Pelos olhos de um empresário, aqui estão as regras de investimento pelas quais estou vivendo:

  1. O investimento precisa colocar dinheiro no meu bolso

Primeiro, busco o fluxo de caixa. Segundo, procuro a valorização. Lembre-se, um bom investidor está no negócio de construção de sua coluna de ativos. Qualquer investimento que não coloca dinheiro em meu bolso não é um ativo. É um passivo.

  1. O investimento deve se sustentar sozinho

Um investimento não pode sobreviver do fluxo de caixa ou pelo financiamento de outro investimento. No mundo dos negócios, você não pode utilizar a riqueza de uma empresa para manter outra viva. Cada empresa deve ser lucrativa e sustentar-se sozinha. O mesmo vale para investimentos.

  1. Quero controlar o investimento sempre que possível

Eu controlo a receita, despesas e dívidas, tanto dos meus negócios quanto dos imóveis. O que quero dizer com controlar? Vou utilizar um exemplo de direção de carro para ilustrar. Todos nós precisamos ter seis controles básicos para termos uma direção segura:

  1. Volante;
  2. Acelerador;
  3. Freio;
  4. Marcha;
  5. Carteira de motorista;
  6. Seguro.

Você não deveria dirigir um carro sem ter esses controles. Ainda assim, muitas pessoas fazem isso na hora de investir — elas investem sem nenhuma influência dos seis controles básicos de investimento ou dos negócios:

  1. Receitas;
  2. Despesas;
  3. Valor dos ativos;
  4. Passivos;
  5. Gestão/educação financeira;
  6. Seguro.

O motivo pelo qual Warren Buffett diz que é um investidor melhor, é porque é um homem de negócios que controla esses seis eixos.

Em outras palavras, ele sabe o quão bom é um investimento pela maneira de como o gestor manuseia esses controles básicos. Na maioria de seus investimentos, Buffet não compra apenas uma posição patrimonial, mas faz o seu melhor para comprar o controle.

Nos meus investimentos em empresas de capital fechado e commodities dos quais não controlo, busco ao máximo monitorar ativamente e estar sempre por dentro do que está acontecendo. Nunca pare de buscar melhorar seus investimentos e aumentar o seu valor ou o retorno deles.

  1. Todo investimento precisa ter uma estratégia de saída ou opção de saída

A regra é: saiba quando vai vender antes de comprar.

Isto pode ter base no preço, data, determinados eventos do mercado, ou eventos pessoais.

Por exemplo, Kim e eu tendemos manter nossos investimentos imobiliários, ao invés de vender. No entanto, sabemos o que deveríamos vender. Em 2006, no auge do mercado imobiliário, recebemos uma oferta extremamente alta por um de nossos prédios de apartamentos, que funcionava no fluxo de caixa máximo.

Vendemos aquela propriedade e colocamos o lucro em um prédio de apartamentos maior, o que aumentou ainda mais, o retorno de nossos investimentos. Em 2018, estávamos no mesmo modo “venda”.

Ir acima da média

No final do dia, Kim e eu nos tornamos investidores de mais sucesso, principalmente por considerarmos cada investimento como uma empresa. A maioria dos investidores medianos não faz isso e, portanto, têm resultados medianos.

Diferentemente dos funcionários, os empresários não dependem da “segurança” de um contracheque pago por alguém. Eles aprendem com seus erros, resolvem problemas, geram novas respostas aos desafios que enfrentam, e conseguem resultados sem se importar com o tempo e esforço que precisam empenhar.

Gerar sua mentalidade empreendedora irá ajudá-lo a mudar a forma como enxerga tanto a vida quanto os investimentos. Requer certa educação financeira e QI para enxergar os investimentos dessa maneira, mas em longo prazo, é extremamente importante ter e construir essa mentalidade.

Eu te encorajo a iniciar a construção de seu conhecimento financeiro hoje e aprender os prós e contras de ver tudo como se fosse uma empresa.

Não importa em que momento da vida você está. O que importa é a mentalidade que vai levar para seus investimentos. Pense como um empresário. Seus investimentos são empresas, você precisa tratá-los dessa maneira, a fim de alcançar seus objetivos financeiros.

Robert Kiyosaki


Conteúdo Publicitário

ATENÇÃO: Não Escreva Copy Antes De Ler Esse Livro!!

Acabou de ser lançado em português o livro de Evaldo Albuquerque – A Carta de Vendas de 16 Palavras

Baixe sua cópia em pdf HOJE e mude completamente a forma como você escreve suas cartas de vendas.

E se você é iniciante, essa é a melhor maneira de começar!

Baixe Aqui