fbpx

Meu guia para criar seu próprio negócio

Robert Kiyosaki

Caro leitor,

Em agosto de 1985, encontrei minha paixão. Meu próximo negócio estava se formando em minha mente. De 1986 a 1994, Kim e eu dirigimos uma organização educação financeira e empreendedora. 

Em vez da sua escola de negócios tradicional, essa escola de negócios não tinha pré-requisitos. Não exigimos registros escolares. Tudo o que era necessário era vontade de aprender, tempo e dinheiro para participar dos cursos.

Empregando as técnicas que aprendemos, fomos capazes de ensinar às pessoas o básico sobre empreendimentos e investimento – normalmente um curso de seis meses – em um dia. 

Muitas vezes me perguntava: “Como posso ensinar às pessoas o que tenho ensinado em nossas escolas de negócios mesmo a distância?” 

Em 1994, nossa última escola de negócios tinha mais de 350 pessoas na classe pagando US $ 5.000 cada uma para participar. Se você fizer as contas, o dinheiro foi bom. O que não foi bom foi que havia apenas 350 pessoas. Eu sabia que era hora de parar e descobrir como ir do quadrante A para o quadrante D. 

Tentamos treinar outros instrutores, mas esse processo foi longo, difícil e tedioso. Era difícil encontrar pessoas que passassem pelo processo de treinamento para se tornarem instrutores. 

Era difícil ensinar outras pessoas a ensinar da maneira que ensinamos. Não é fácil obter uma turma de mais de 300 pessoas para aprender sobre negócios e investir em um dia. Era quase tão difícil quanto ensiná-los a andar sobre brasas.

Depois de vender o negócio em 1994, tive tempo de voltar à minha pergunta: “Como posso ensinar às pessoas o que tenho ensinado em nossas escolas de negócios sem que eu as ensine pessoalmente?”

Do quadrante A para o quadrante D

Mudei-me para as montanhas perto de Bisbee, Arizona, e fiquei isolado o suficiente para começar a trabalhar na resposta à minha pergunta. Durante dois anos trabalhei na questão. Quando saí de Bisbee, eu tinha o rascunho de Pai Rico, Pai Pobre no meu computador e um rascunho sobre o jogo de tabuleiro CASHFLOW®. 

Eu estava passando do quadrante A para o quadrante D.

O meu Pai rico costumava lembrar a metáfora que aprendeu sobre “passar pelo buraco da agulha” na igreja. Ele disse: “Um versículo popular da Bíblia é mais ou menos assim: ‘É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu.’” O Pai rico dizia… modificando o verso: “Esqueça o camelo. Se um homem puder passar pelo buraco de uma agulha, entrará num mundo de muita riqueza.

Agora, o pai rico era um homem muito religioso e não estava tirando sarro da bíblia. Ele estava simplesmente modificando-a para criar sua própria lição. Em termos de negócios, o que ele quis dizer foi que, para um empreendedor passar pelo buraco de uma agulha, o empresário precisa se deixar para trás. 

O que passa pelo buraco da agulha é a ideia ou propriedade intelectual do empresário. 

Existem muitos exemplos de empreendedores passando pelo buraco da agulha ao longo da história. 

Aqui estão algumas:

  • Quando Henry Ford projetou seu automóvel para ser produzido em massa, ele passou pelo buraco da agulha. Até então, a maioria dos carros era feita sob encomenda sem linha de produção.
  • Quando Steve Jobs e sua equipe na Apple criaram o iPod, o iPad, o iPhone e o iTunes, eles passaram pelo buraco da agulha.
  • Quando alguém como Steven Spielberg ou George Lucas cria um filme, eles também passam pelo buraco da agulha.
  • O McDonald’s fez isso franqueando seus negócios de hambúrgueres em todo o mundo.
  • Quando um profissional de marketing de rede cria uma linha descendente de outros proprietários de empresas, ele ou ela passa pelo buraco da agulha.
  • Quando os investidores compram um ativo, como um prédio que gera dinheiro no bolso todos os meses, eles passam pelo buraco da agulha.
  • Um político que usa a mídia para fazer campanha está fazendo o mesmo.
  • Quando inventores ou autores vendem sua invenção ou seu livro para uma grande empresa, que, em troca, lhes paga royalties, eles passaram pelo buraco da agulha.
  • Quando peguei o que havia aprendido com meu pai rico, criei o jogo de tabuleiro e escrevi o livro, estava passando pelo buraco da agulha. 
  • Quando criei minha carteira de náilon e não protegi minha ideia como propriedade intelectual, eu não estava olhando pelo buraco agulha. Eu estava simplesmente dando minha ideia para minha concorrência e enriquecendo-a. Eles atravessaram o buraco e eu caí no Grand Canyon. Eu tinha um ótimo produto, mas sem o nível legal para proteger meu produto, o triângulo DI não estava completo.

Quando voltei para Phoenix com um rascunho do livro e o jogo de tabuleiro CASHFLOW® na mão, sabia que estava me mudando para o quadrante D. Kim e eu começamos a projetar e construir uma empresa de acordo com o triângulo da DI. No momento em que colocamos nossos produtos no mercado, os céus da abundância se abriram. 

8 de abril de 1997 

A linha de produtos foi oficialmente apresentada no meu quinquagésimo aniversário. Desde o início da The Rich Dad Company, tivemos algumas lutas para dar vida aos negócios. As principais lutas que tivemos foram acompanhar a demanda, viajar pelo mundo para abrir novos mercados e contar o dinheiro.

Em junho de 2000, a ligação do The Oprah Winfrey Show chegou e o céu realmente se abriu. Kim e eu estávamos saltando de A para D.

Nesse ponto, comecei a entender melhor o que pai rico queria dizer com:

  • Ser fiel ao processo
  • O processo fornecerá vislumbres de um futuro melhor, apenas para mantê-lo no caminho
  • O poder de dominar o triângulo da DI
  • Aproveitando o poder dos três tipos de dinheiro: dinheiro competitivo, cooperativo e espiritual
  • Passando pelo buraco da agulha 

O pai rico me disse que depois de concluir um processo, você leva o melhor com você e deixa o resto atrás. Você passa para o próximo processo. 

Enquanto Kim e eu estávamos passando por esse período de aprendizado, as palavras do pai rico começaram a fazer sentido. De repente, percebi que estava começando o melhor de vários processos da minha vida. 

Eu tive minha experiência com o processo de ir à escola, o que eu realmente odiava. A seguir, foram minhas experiências com o processo de ser um piloto da Marinha. Então tive minhas experiências aprendendo a ser um empreendedor no meu negócio de carteira de nylon. 

Por mais difícil que tenha sido o processo da carteira de nylon, tive ótimas experiências para levar comigo. Agora, na verdade, me tornando um aluno de como as pessoas aprendem, todas as minhas experiências passaram a se conectar. 

Jogue com inteligência,

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário

Não Compre Outra Ação Antes de Ver Este Vídeo!!

Se você já perdeu dinheiro investindo em ações, você sabe como é difícil derrotar o sistema, porque o jogo é manipulado contra você…

Para te ajudar, Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre gravou uma coleção GRATUITA de vídeos onde mostra os 16 Segredos dos Milionários.

Em um desses vídeos, ele vai te mostrar a estratégia dos milionários para investir em ações – e você vai se surpreender com a informação.

Tudo isso você vai receber gratuitamente na Masterclass Segredos dos Milionários

>>>> Clique Aqui Seu e Reserve Sua Vaga <<<<

​ ​ ​ ​