fbpx

Minha meditação

Robert Kiyosaki

Caro Leitor,

Há pessoas que se sentem presas ao longo vida pagando contas e mais contas e se sentem como os hamsters correndo nas suas rodas de exercício dentro da gaiola. As pernas do pequeno animal se movem furiosamente, as rodas giram sem parar e, no fim, eles estão no mesmo lugar em que começaram — lugar nenhum. As pessoas, no caso, trabalham cada vez mais, sua receita cresce, mas cresce também os impostos que pagam e as taxas cobradas nos cartões de crédito. Comprar uma casa e um carro, sair de férias, pagar pela educação dos filhos, economizar para a aposentadoria — esses sucessivos desafios impedem que as pessoas que pagam todas essas despesas avancem na vida, por mais que tenham uma ótima formação educacional.

E, às vezes, quando as pessoas se vêem inseridas nesses ciclos, elas negligenciam a coisa mais importante: elas próprias.

Há alguns anos, eu passei por um momento difícil. Eu estava deprimido e não havia uma razão lógica para isso — tinha um casamento maravilhoso, uma grande empresa, trabalhava com ótimas pessoas.

Eu tinha tudo… exceto felicidade.

Não sentia empolgação em pensar em ganhar mais dinheiro porque já tinha o bastante, mas ainda assim me sentia deprimido.

Não tinha motivação para ir para a academia.

Me sentia preso 

O que descobri é que precisava repensar como abordar a felicidade e tinha que focar no meu desenvolvimento pessoal. Em algum momento ao longo do caminho, negligenciei o meu desenvolvimento pessoal e estava pagando por isso. Eu tive que admitir que precisava mudar. E qualquer um que esteja passando por uma situação parecida deve fazer o mesmo. Seja para ganhar dinheiro, perder peso, se tornar uma pessoa melhor — seja qual for seu objetivo —, não basta simplesmente desejar que pudesse mudar sua vida. Você tem que ser corajoso o bastante para de fato fazer isso.

Eu e minha mulher, Kim, temos um ditado que gostamos de repetir: “Para que as coisas mudem, primeiro é preciso mudar”. Segundo o autor e palestrante motivacional Jim Rohn, “o seu nível de sucesso raramente supera o seu nível de desenvolvimento pessoal”.

Limpe a sua mente

O meu cardiologista me cutucava há anos para que eu começasse a meditar, me lembrando que médicos e remédios são uma saúde “falsa”… enquanto a profunda espiritualidade é uma saúde “verdadeira”.

Ele finalmente enfiou na minha cabeça dura que eu estava sacrificando a minha saúde e a minha felicidade por dinheiro. Antes de ele fazer com que acordasse e passasse a meditar, ler livros espirituais (não apenas financeiros) e praticar ioga, assim como frequentar a academia, eu não passava de um pequeno cachorro tentando ser um cachorro maior.

Eu não tinha consciência de que estava destruindo minha futura saúde, riqueza e felicidade conforme saía diariamente para trabalhar.

O que eu descobri é que a forma como você começa o seu dia afeta a qualidade de todo o seu dia. Algumas pessoas afirmam que a coisa mais importante que você pode fazer para mudar a sua vida é mudar a forma como você começa as suas manhãs.

É por isso que eu começo o meu dia com essas práticas cruciais:

  1. Leio “Manhãs Milagrosas”, de Hal Elrod
  2. Medito com o sistema Holosync (meditações do chamado “The Holosync Solution”, de Bill Harris)
  3. Pratico exercícios leves voltados para o despertar (cerca de 10 minutos)
  4. E leio livros espirituais como “Awareness, Stillness”, “Rules for a Knight”, “Happiness Advantage”, “Second Opinion”, “Untethered Soul”, “Tribal Leadership”, entre outros, por alguns minutos, todas as manhãs

Eu começo minha manhã com esses quatro simples passos — ANTES mesmo de começar minha lista de tarefas do dia.

Dessas quatro coisas, aprender a meditar foi, de longe, a mais difícil.

Vivemos em um mundo de barulho 

Algumas vezes é audível, mas outras vezes — muitas vezes — é o “barulho” constante de checar os celulares e as notícias. Eu aprendi que você precisa oferecer à sua mente momentos de calma e de silêncio. Você precisa se desligar do mundo por um tempo e permitir que a sua mente descanse e se recupere.

A meditação permite que você faça isso.

O sistema chamado Holosync é uma forma sofisticada de tecnologia neuro-áudio que permite ao ouvinte facilmente entrar em vários estados desejáveis e criar várias mudanças mentais, emocionais e espirituais por meio de padrões elétricos de descarga no cérebro. Em essência, isso cria uma sincronização, ou equilíbrio, entre os hemisférios do cérebro, melhorando a saúde mental/emocional e o funcionamento mental. A atratividade inicial para nós é que isso pode ajudar o ouvinte a entrar e rapidamente se beneficiar dos estados da meditação profunda.

A meditação não foi uma coisa natural para mim

Eu imediatamente quero começar a me mexer quando começo o momento diário da minha meditação matutina. Mas aprendi a me desligar. Porque quando me desligo, as coisas acontecem. Parte da meditação é treinar a sua mente a fazer isso. Assim como nos exercícios físicos os treinos dizem respeito a treinar seus músculos, na meditação os treinos dizem respeito a treinar a sua mente. Acalmar a sua mente pode reduzir a sua pressão arterial, te ajudar a se concentrar e te dar energia. Isso te ajuda a se concentrar antes de que o caos do dia se apresente.

Mas essa coisa tão simples — ficar quieto — pode ser realmente difícil para muitas pessoas, incluindo eu. Porque parece que você não está fazendo nada, que você está simplesmente “sendo”. E muitas pessoas não têm o equilíbrio e a mentalidade necessária para que isso ocorra naturalmente.

Algumas consideram ser mais fácil meditar concentrando-se na sua respiração porque isso dá a elas algo para fazer. Você não precisa fazer nenhum exercício especial para a respiração, apenas inspire e expire naturalmente e observe como o seu corpo se sente.

Outros pensamentos surgirão. Não considere isso como um sinal de que a meditação não está dando certo e desista. Alguns dos melhores e mais realistas conselhos sobre meditação que já li recomendam apenas reconhecer a existência desses pensamentos, esses sentimentos que estão roubando a sua atenção, e então de uma forma branda ir se distanciando deles.

Não se julgue por sua mente estar permitindo que esses pensamentos venham à tona.

Não presuma que você nunca será capaz de meditar. Simplesmente observe esses pensamentos, reconheça sua existência e siga adiante.

Alguns chamam isso de atenção plena: observar o que está acontecendo com o seu corpo e a sua mente sem fazer nenhum julgamento. Também não se detenha a esses pensamentos que surgem, apenas esteja ciente deles e vá em frente.

Há pessoas que podem meditar por horas a fio. Não estou dizendo que você tem que fazer isso. Eu mesmo não faço isso.

Você também pode

Tornar esses quatro passos parte da sua manhã não é algo natural logo de imediato. Você provavelmente vai esquecer um deles ou talvez vai procrastinar e não fazer nenhum. Nossa tendência natural é resistir a esse processo porque ele pode ser doloroso, constrangedor e até deprimente. Eu sei bem o quão exaustiva como cada uma dessas emoções pode ser.

Por meio da meditação, eu tenho sido capaz de absorver aquela energia e ficar mais calmo e mais em paz. Uma vez que você alcança esse estado de paz, você automaticamente está aberto a novas possibilidades. Queira você promover pequenas mudanças na sua vida ou alcançar seus sonhos financeiros, te incentivo a dar uma chance para a meditação e ver o que acontece.

Agora é a sua vez de começar a sua jornada.

Abraço,

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário

GRÁTIS!

LANÇAMENTO NO BRASIL – Novo Livro de Robert Kiyosaki… 

é um livro inédito, feito exclusivamente para leitores da Agora Financial como você.

Nessa obra incrivel, Robert mostra quais são as 25 mentiras sobre dinheiro que estão te impedindo de ter sua liberdade financeira…

É uma leitura imperdível! 

Baixe Aqui sua cópia gratuita de A Verdade Sobre o Dinheiro!