fbpx

O futuro da economia global (Parte 2)

Robert Kiyosaki

Caro Leitor,

A economia está começando a se recuperar? Eu acho que não.

Na esteira do coronavírus, o desemprego está crescendo à medida que os empregos das pessoas estão se tornando obsoletos. Isso significa que haverá uma divisão ainda maior entre ricos e pobres. E a classe média vai encolher como as geleiras polares. 

Outra razão que está fazendo com que os ricos fiquem mais ricos é que os pobres e a classe média não estão focando no cenário mais abrangente.

A maioria das pessoas aprendeu que deve trabalhar duro, comprar uma casa, se livrar das dívidas e investir no mercado acionário. A maioria das pessoas não está ciente de que está trabalhando para receber o tipo errado de receita.

A velocidade com que você pode mudar e expandir seu contexto para se adaptar às mudanças no mundo dos negócios hoje em dia é crítica para cada um de nós que deseja ser bem-sucedido financeiramente. A disparidade não está mais entre os que têm e os que não têm.

Hoje em dia, a disparidade que cresce mais rapidamente é a entre a classe média e os ricos.

Em outras palavras, se você tem um plano ou contexto baseado na lentidão da Era Industrial, você está ficando para trás — não em relação aos seus pares, mas em relação às pessoas mais jovens que têm uma mente que funciona em velocidade maior e têm ideias aceleradas.

De uma forma imatura para uma forma madura

Nós estamos agora em uma nova economia — a economia do pós-coronavírus. Também estamos na Era da Informação. É hora de começarmos a crescer financeiramente, de ganhar maturidade financeiramente. Deixe as redes de segurança do governo e os programas sociais para quem de fato precisa deles.

Quando terminei o ensino médio, eu achei que já era adulto e já sabia todas as respostas. Hoje, com frequência digo “que gostaria de saber na época o que sei hoje”. Há muitas coisas que fiz no passado que fico feliz por ter feito, mas que não faria hoje. Crescer significa fazer as coisas de forma diferente à medida que envelhecemos. Fazer continuamente as mesmas velhas coisas todos os dias da sua vida é, sob vários aspectos, impedir o desenvolvimento mental e emocional. O mundo está mudando, se tornando mais sofisticado, e nós devemos fazer o mesmo.

Uma das maneiras pelas quais o mundo está mudando diz respeito à segurança no emprego e à segurança financeira, que hoje não são mais tão seguras assim. As empresas estão empurrando as pessoas para um mundo frio e cruel e dizendo a elas: “Não espere que nós cuidaremos de você quando você parar de trabalhar para nós”. Elas também estão dizendo: “É melhor você contar com o mercado acionário para cuidar de você quando parar de trabalhar”. Ainda assim, esperar que no mundo frio e cruel o mercado acionário vai continuar sempre subindo é uma fantasia infantil e tão tola quanto esperar que a fada dos dentes pague a conta do dentista.

Crescer significa ficar cada vez mais responsável por si mesmo, suas ações, sua contínua educação e sua maturidade. Se você quer ter um futuro rico e seguro, é imperativo que saiba que os mercados sobem e caem e que ninguém estará lá para te proteger.

O quanto mais rápido crescermos e encararmos a realidade, melhor poderemos enfrentar o futuro com mais maturidade. Na Era da Informação, muitos de nós precisamos crescer e nos afastarmos da das ideias da Era Industrial que nos fazem esperar que outra pessoa seja responsável pela nossa segurança de emprego e nossa segurança financeira.

O empreendedorismo é o futuro

A boa notícia é que nunca foi tão fácil e tão barato enriquecer. Você só precisa focar em servir mais e mais pessoas. Na época do John D. Rockefeller, ele precisou de 15 anos para ficar bilionário. Para isso, ele precisou comprar muitos poços de petróleo e criar uma rede de postos de combustível, além de sistemas de distribuição. Isso exigiu muito tempo e muito dinheiro. Hoje, seriam necessários bilhões de dólares para construir o que Rockefeller construiu.

Bill Gates levou cerca de dez anos para se tornar bilionário. Ele estimou que a Microsoft precisava usar a rede da IBM para crescer rapidamente. Michael Dell, que criou a fabricante de computadores Dell, e Steve Case, fundador da AOL, precisaram menos de cinco anos para ficar bilionários. O primeiro apostou na crescente demanda de computadores e o segundo no explosivo poder da internet.

A cada nova geração de empreendedores se torna necessário menos tempo e menos capital para ficar bilionário, isso graças ao advento de novas redes. Você também pode.

Se possui fundamentos empresariais sólidos e experiência, você pode fazer negócios com o mundo todo via internet. À medida que o custo de fazer negócios cai, o poder da rede cresce. Um dos motivos que permitiu que Steve Case e a AOL (uma empresa mais nova e uma pessoa muito mais jovem) pudessem comprar a Time Warner e a CNN (uma empresa mais antiga com executivos mais velhos) foi simplesmente porque a AOL tinha uma rede maior. Quando maior a rede, maior o poder econômico.

Com frequência tenho escrito sobre pessoas que se tornaram muito ricas no seu tempo livre. Muitos dos ultra-ricos de hoje começaram seus negócios em casa, na mesa da cozinha, assim como a Hewlett-Packard começou numa garagem e a Dell Computer num dormitório universitário. Então, mesmo que você tenha um emprego que pague um baixo salário, você ainda pode se tornar muito, muito rico se começar um negócio em casa ou na sua garagem no seu tempo livre. Lembre-se: “Não é trabalho do seu chefe permitir que você fique rico. O trabalho do seu chefe é te pagar pelo o que você faz. É seu trabalho tornar você próprio rico em casa no seu tempo livre.”

Nunca foi tão fácil enriquecer para além dos seus mais loucos sonhos, com menos esforço e menos capital inicial. Eu sei que muitas das empresas pontocom que estavam decolando acabaram quebrando, como muitos pensavam que iam mesmo. Na minha opinião, essas pontocom que quebraram estavam no contexto certo, mas não tinham o conteúdo adequado. Muitas pontocom tiveram a ideia correta, mas muitas não tinham experiência empresarial nem princípios básicos de verdade. Muitos simplesmente estavam tentando enriquecer pegando carona em uma nova mania em vez de verdadeiramente servir a mais pessoas.

Meu pai rico dizia: “O seu trabalho é se posicionar e estar pronto para quando a oportunidade aparecer. Tudo bem se você estiver preparado com cinco anos de antecedência, mas o que não pode é estar um dia atrasado”.

Abraço,

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário

GRÁTIS!

LANÇAMENTO NO BRASIL – Novo Livro de Robert Kiyosaki… 

é um livro inédito, feito exclusivamente para leitores da Agora Financial como você.

Nessa obra incrivel, Robert mostra quais são as 25 mentiras sobre dinheiro que estão te impedindo de ter sua liberdade financeira…

É uma leitura imperdível! 

Baixe Aqui sua cópia gratuita de A Verdade Sobre o Dinheiro!