O Que Não Sabe Pode Ferir Você

  • “A arrogância diminui a sabedoria”…
  • O que eu sei me faz ganhar dinheiro…
  • O que eu não sei, e quando não dou a mínima, isso me faz perder muito mais…

Conteúdo Publicitário

As TOP 3 Ações para Você Comprar HOJE

Assim que a Reforma da Previdência for aprovada, a Bolsa de Valores deve subir horrores.

Esse é o gatilho que o investidor estrangeiro está aguardando ser disparado para inundar o Brasil com bilhões de dólares.

Mas para lucrar com isso…

Você precisa saber quais são as 3 ações que os gringos estão de olho!

Veja Aqui as 3 Ações Queridinhas dos Gringos


Caro leitor,

Um antigo provérbio diz: “A arrogância diminui a sabedoria”. O pai rico acreditava que a arrogância também diminuía as suas riquezas. Aplicando isso ao dinheiro, o pai rico dizia: “O que eu sei me faz ganhar dinheiro. O que eu desconheço, me faz perdê-lo”.

Em algum momento da nossa vida, somos todos arrogantes.

Eu descobri que as pessoas geralmente são arrogantes quando especialmente quando se trata de educação financeira. Elas podem ter um pouco de conhecimento, mas não o suficiente para ser um especialista. Em vez de serem humildes e admitirem que não são especialistas, são arrogantes e tentam fazê-lo pensar que são especialistas.

Na minha juventude, quando o meu negócio de carteiras de velcro estava fracassando, procurei o meu pai rico para falar sobre o negócio. A minha esperança era conseguir alguma orientação para salvar o negócio. Então, quando ele me disse que o negócio tinha um problema financeiro terminal e que eu precisava fechá-lo, eu fiquei com raiva.

Na minha arrogância, eu tentei convencê-lo de que ele não estava tão ruim quanto parecia, mas a verdade era que eu não conseguia enxergar minhas próprias demonstrações financeiras tão bem quanto ele. Após dar uma olhada nas minhas demonstrações financeiras, ele pode ver como a minha ignorância e arrogância ofuscaram a minha percepção. Acabei fechando o negócio e paguei mais de um milhão em dívidas. Se eu não tivesse feito isso, as coisas teriam sido muito piores.

O pai rico dizia: “Toda vez que eu fui arrogante, perdi dinheiro. porque quando sou arrogante, acredito que o que não sei não é importante”.

Descobri que isso ocorre com bastante frequência com as pessoas quando elas conversam sobre dinheiro. Isso é especialmente verdade no caso daquelas pessoas que ganharam um pouco de dinheiro e já se acham ricas. Por exemplo, eu conheci muitas pessoas durante a bolha imobiliária que estavam ganhando dinheiro reformando e revendendo casas.

Quando me perguntavam se era um bom negócio ou não, eu dizia que nunca gostei de negócios que dependessem de valorização em vez da renda passiva e, por isso, jamais investiria neles. Essas pessoas ficavam zombando de mim, me dizendo quanto dinheiro já haviam ganho com esse negócio.

Quando o mercado imobiliário quebrou, essas pessoas pararam de me zombar. Muitas delas perderam todo o seu dinheiro e seus “ativos”. Isso é triste porque se elas tivessem parado por um minuto e realmente escutado e aprendido, em vez de arrogantemente tentar se tornar um especialista quando elas realmente não sabiam o que estavam fazendo, elas poderiam ter se tornado ricas e continuado ricas, mesmo durante a crise financeira. A sua ignorância e arrogância as deixaram pobres.

A Arrogância É um Obstáculo para a Riqueza

A arrogância é igual a ego + ignorância.

Adicione a essa equação o fato de que o dinheiro sobe para a cabeça, e aí você entenderá porque a arrogância pode facilmente se tornar um obstáculo.

Para minha sorte, a minha esposa está sempre por perto para me fazer descer do pedestal. Isso é bom porque o tombo das pessoas que se colocam num pedestal é bem maior. É por isso que, especialmente neste mundo em constante mudança, a arrogância não tem lugar. Na minha opinião, o segredo para ter sucesso hoje em dia é ter confiança, humildade e disposição para trabalhar. Há uma grande diferença entre autoconfiança e arrogância.

Além disso, a arrogância fecha a sua mente. As pessoas que são arrogantes não estão dispostas a aprender algo novo. Certa vez, quando eu queria investir na IBM, o pai rico sugeriu que eu arrumasse um emprego na IBM como zelador. A sua ideia era que, como zelador, eu iria conhecer melhor a IBM e, pelo menos, dessa forma, eu seria um insider em vez de um investidor externo. Ele disse: “Se você for realmente humilde e aberto ao aprendizado, você aprenderá mais com tudo o que está acontecendo ao seu redor, e saberá se vale a pena comprar ou não a IBM no momento”.

Outro aspecto sobre confiança em relação à arrogância é que as pessoas dirão: “Bem, ele é um sabe-tudo arrogante”. Eu ouço muito isso. No entanto, tudo que eu faço é dizer o que eu consegui fazer. Em outras palavras, se você conseguiu fazer algo, isso não é se gabar. Só porque você conseguiu fazer algo, isso não significa que foi fácil fazê-lo. Você teve de ser humilde o suficiente para aprender como fazê-lo.

O último ponto que eu quero destacar é que muitas pessoas dizem: “Você não consegue fazer isso”. Por exemplo, quando eu comento sobre como faço certos negócios ou certos investimentos, as pessoas me dizem: “Você não consegue fazer isso aqui”. O que eles não percebem é que quando se aponta o dedo para alguém e diz: “Você não consegue fazer isso”, eles esquecem que há três dedos apontando para eles. Quando você acha que alguém não consegue fazer algo, isso acaba sendo um tiro no pé. Só porque você não consegue fazer algo, não significa que a outra pessoa não consiga. Se você está dizendo que uma pessoa não consegue fazer algo porque está além do seu know-how e habilidade, então você está sendo muito arrogante.

Você Possui Educação Financeira?

Descobri que muita gente usa a arrogância para tentar esconder a própria ignorância. Isso também é especialmente verdade quando se trata dos chamados especialistas financeiros e consultores financeiros. Eles tentam vencer a discussão usando de arrogância. Para mim, fica claro que eles não sabem do que falam. Eles não estão mentindo, mas também não estão dizendo a verdade.

Há muita gente no mundo do dinheiro, das finanças e dos investimentos que não fazem a menor ideia do que eles estão falando. A maioria das pessoas do setor fica fazendo discursos de vendas vazios iguais aos dos vendedores de carros usados.

É por isso que é extremamente importante que você seja educado financeiramente. Assim como ir a uma revendedora de carros sem qualquer conhecimento fará com que você feche um mau negócio em um carro usado, conversar com consultores financeiros sem qualquer conhecimento sobre dinheiro fará com que você faça maus investimentos.

Se você quer ser rico, você precisa ser humilde o bastante para admitir que não sabe o suficiente sobre dinheiro e inteligente o bastante para começar a aumentar o seu QI financeiro através da educação financeira. Na verdade, os melhores investidores que eu conheço são aqueles que, embora sejam extremamente ricos, ainda falam sobre o quanto precisam aprender. Eles são famintos por conhecimento porque sabem que, na verdade, é o conhecimento o que os torna ricos.

O que você está fazendo hoje para melhorar sua educação financeira?

Grande abraço,

Robert Kiyosaki