fbpx

O que separa os ricos dos pobres? (e como os ricos investem)

Robert Kiyosaki

Caro leitor,

Meu pai pobre dizia que não podia investir porque não tinha dinheiro. Já meu pai rico dizia: “Invista seu tempo quando não tiver dinheiro”.

A maioria das pessoas não têm tempo para investir. Por quê? Porque elas acham que trabalhar mais é o que vai torná-las mais ricas. Obviamente, nada poderia estar mais longe da verdade.

Considere os seguintes fatos:

  • O trabalhador médio nos EUA passa cerca de 1.804 horas por ano no trabalho – somos os campeões mundiais nisso!
  • 56% dos norte-americanos afirmam trabalhar em casa
  • 20% relatam fazê-lo todos os dias da semana
  • 25% não receberam folga no ano passado
  • 43% tirou menos de uma semana de folga

Esses números representam um aumento de 400% na produtividade desde 1960 – os norte-americanos estão cansados e sem tempo na sua corrida diária pelo todo-poderoso dólar.

Ao mesmo tempo, os salários ajustados pela inflação permaneceram estagnados ou caíram para a classe média. Como relata o Instituto de Política Econômica, “de 1973 a 2013, a remuneração (por hora) de um trabalhador típico (de produção / não supervisionado) aumentou apenas 9%, enquanto a produtividade aumentou 74%”.

Claramente, trabalhar mais não significa fazer mais dinheiro.

Como você está investindo seu tempo?

Hoje, infelizmente (mas também felizmente), muitas pessoas têm mais tempo do que jamais imaginaram. Enquanto escrevo isso, estamos no meio de uma pandemia global causada pelo coronavírus, ou COVID-19, como é oficialmente conhecido. Mais de 36 milhões de pessoas entraram com pedido de seguro desemprego nos EUA, já que quase toda a população aqui ficou presa em casa esperando que os números da doença diminuam.

Aqueles que ainda estão trabalhando, têm mais tempo do que nunca. Com quase todos os compromissos sociais cancelados, as noites e fins de semana estão praticamente livres. Mas o estresse, é claro, é muito alto … especialmente para os pais que trabalham e têm a mentalidade, como afirmei acima, de que trabalhar mais significa ganhar mais, porque eles ainda tem que cuidar dos filhos que também estão em casa. 

Durante essa crise, no entanto, talvez o sentimento mais presente seja de que trabalhar mais vai manter meu emprego. Eu acho que muitas pessoas descobriram que isso não é verdade.

Curiosamente, muitos desses funcionários altamente capacitados estão passando os dias em chamadas de videoconferência, o que os torna ainda mais cansados do que o trabalho normal num escritório. Chegaram a cunhar um termo chamado “fadiga do zoom”.

Aqueles que estão desempregados estão gastando tempo tentando encontrar trabalho ou aguardando assistindo o Netflix, que está registrando um crescimento recorde de audiência desde o final de março, ou jogando videogame, que também está em alta. Muito poucos estão usando o tempo para crescer. Essa é a razão pela qual muitas pessoas sairão desta crise tão pobres ou mais pobres do que eram antes.

Os pobres investem seu tempo … mal: trabalhando por dinheiro

Se você perguntar à maioria das pessoas por que está trabalhando tanto … ou procurando trabalho elas dirão que é por dinheiro.

Com isso, estão dizendo que optaram por um salário constante que fornece segurança. O dinheiro é uma das principais razões pelas quais as pessoas tomam milhares de dólares em empréstimos para obter um diploma e fazer um trabalho do qual eles não gostam. Enquanto as coisas que realmente amam na vida ficam à margem, esperando que elas terminem de trabalhar.

O problema com essa abordagem é que você só ganha dinheiro enquanto trabalha. A única coisa que você tem pra vender é o seu tempo. Portanto, para ganhar mais dinheiro, você precisa trabalhar mais horas, o que é fisicamente desgastante. Como você tem apenas uma quantidade finita de tempo e energia, como funcionário, seu potencial de ganhos é finito.

De qualquer forma, esse é um investimento ruim. É uma mentalidade ruim pensar que trocarei meu recurso finito de tempo por dinheiro. A mentalidade rica é diferente, e eles olham para o tempo e como investi-lo de maneira muito diferente dos pobres.

O que separa os ricos dos pobres: fazer o dinheiro trabalhar para eles

Se você perguntar à maioria das pessoas ricas para que trabalham, elas dirão que é por ativos. Com isso, eles significam investimentos e negócios que fornecem fluxo de caixa constante a cada mês, com pouco ou nenhum trabalho. Em vez de passar a vida trabalhando por dinheiro, os ricos trabalham para entender como fazer dinheiro trabalhar para eles através da educação financeira. Muito simplesmente, os ricos não trabalham por dinheiro, eles fazem o dinheiro trabalhar para eles.

Trabalhar para adicionar mais ativos é muito diferente de trabalhar para um salário. Por exemplo, adicionar ativos não exige mais trabalho. De fato, quanto maior o seu QI financeiro, menos você precisará trabalhar para adquirir ativos de alta qualidade. Esses ativos fornecem renda passiva, mesmo enquanto você está dormindo ou se divertindo.

Em outras palavras, novamente, o dinheiro trabalha para os ricos.

Como Ganhar Dinheiro Estabelecendo Metas

Isso não quer dizer que os ricos não trabalhem. Eles simplesmente fazem de maneira diferente.

A cada ano, Kim e eu nos sentamos juntos e definimos metas para quantos novos ativos queremos comprar. É importante observar que não estabelecemos metas para ganhar mais dinheiro. Não gastamos nosso tempo procurando um emprego melhor e mais bem remunerado. Sabemos que, se nos concentrarmos em encontrar ativos de alta qualidade, o dinheiro chegará – e por muitos anos, mesmo após o trabalho de aquisição de nossos ativos.

Kim e eu passamos muitos anos construindo nosso portfólio de maneira lenta e constante e investindo em nossa educação financeira. Nem sempre fomos ricos e nem sempre tivemos o QI financeiro que possuímos hoje. Mas, como meu pai rico, investimos tempo para aumentar nosso QI financeiro através da educação financeira, quando não tínhamos dinheiro. Não colocamos esse tempo em um emprego; nós investimos no nosso futuro financeiro.

Hoje, ganhamos milhões de dólares por ano em renda passiva – dinheiro que trabalha para nós e não o contrário.

Invista seu tempo como os ricos hoje para ficar rico amanhã 

A sua mente é um dos únicos ativos do mundo que nunca diminuirá de valor. Tem retornos infinitos, pois você sempre pode melhorar sua mente. Você sempre pode aprender, crescer e mudar seus pensamentos, o que é incrível! Não há ponto final para a expansão da sua mente.

É por isso que na Rich Dad Company acreditamos que expandir sua mente e aumentar sua educação como o primeiro e mais importante passo para alcançar a liberdade financeira.

Investir nesse ativo significa melhorar sua educação, aprender coisas novas, experimentar conhecimentos novos e gastar tempo para aumentar ativamente sua inteligência. A melhor parte é que, hoje em dia, investir em sua mente é um dos poucos ativos que não precisam lhe custar caro. Com a variedade de cursos on-line e palestras gratuitas disponíveis, você pode investir em sua mente todos os dias e se beneficiar dos retornos.

Hoje, incentivo você a começar a investir em sua educação financeira e na construção de seu futuro através do poder dos ativos.

Jogue com inteligência,

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário

Não Compre Outra Ação Antes de Ver Este Vídeo!!
 

Se você já perdeu dinheiro investindo em ações, você sabe como é difícil derrotar o sistema, porque o jogo é manipulado contra você…

Para te ajudar, Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre gravou uma coleção GRATUITA de vídeos onde mostra os 16 Segredos dos Milionários.

Em um desses vídeos, ele vai te mostrar a estratégia dos milionários para investir em ações – e você vai se surpreender com a informação.

Tudo isso você vai receber gratuitamente na Masterclass Segredos dos Milionários
 

>>>> Clique Aqui Seu e Reserve Sua Vaga <<<<