Palavras que podem torná-lo rico

  • A maior invenção humana…
  • Melhorando sua qualidade de vida…
  • Faça os seus colegas do ensino médio engolirem o bullying


Caro leitor,

No último ano do ensino médio, o filho do pai rico, Mike, e eu fomos chamados à frente da sala de aula durante uma sessão de orientação. Nós ficamos em pé na frente de um pequeno grupo de alunos formados principalmente pelos líderes da nossa classe. A nossa orientadora se virou para o Mike e para mim e disse: “Vocês dois nunca serão nada na vida.”

Alguns de nossos colegas de sala riram enquanto a orientadora continuou: “De hoje em diante, não vou mais perder o meu tempo com nenhum de vocês. Eu só vou gastar o meu tempo com os alunos que querem estar aqui para aprender. Vocês dois são os palhaços da sala e nunca serão nada na vida se continuarem assim. Agora saiam daqui”.

Aquelas palavras machucaram o Mike e a mim profundamente, porém essa orientadora também nos fez um grande favor, ao nos inspirar a nos esforçarmos ainda mais. As palavras dela nos levaram até a faculdade e a montar nossos próprios negócios.

As Palavras são Ferramentas

Bucky Fuller costumava dizer: “As palavras são ferramentas”. Visto que as palavras afetam as nossas mentes, ele acreditava que as palavras são algumas das ferramentas mais poderosas inventadas pelos humanos, e é por isso que ele escolhia suas palavras com muito cuidado. Bucky acreditava que muitas pessoas brigavam com a vida porque elas usavam palavras ruins.

Eu aprendi sobre o poder das palavras antes mesmo do ensino médio.

Quando o pai rico não permitia que o seu filho e eu disséssemos: “Eu não posso pagar por isso”, ele estava ecoando a crença de Bucky de que as palavras podem roubar o seu poder e deixá-lo fraco. Em vez disso, nós tínhamos que perguntar a nós mesmos: “Como posso pagar por isso?” e desafiar os nossos cérebros a expandir os nossos horizontes.

As palavras que escolhemos, e usamos, abrem as nossas mentes ou as fecham. Elas nos fazem sentir poderosos e criativos ou vítimas impotentes da vida.

O Mike e eu escolhemos a primeira.

As Palavras Podem Torná-lo Rico

Aos nove anos de idade, eu sabia que ia ser um homem rico, simplesmente porque o pai rico me ensinou o significado das palavras financeiras. Eu sabia que ia ficar rico porque eu sabia a diferença entre ativos e passivos. Quando criança, eu sabia que o meu trabalho era adquirir ativos e reduzir passivos.

Não era preciso ser um gênio para saber disso. Eu tinha apenas nove anos e consegui assimilar esses conceitos. A diferença entre a maioria dos americanos – e brasileiros – (de qualquer idade) e eu é que alguém (nesse caso, o meu pai rico) dedicou tempo para me ensinar as palavras, a linguagem do dinheiro, para que eu pudesse me sentir bem informado, forte e no controle do meu dinheiro e, em consequência, da minha vida.

Se você estiver lendo isso, com certeza você é muito mais velho do que eu quando eu percebi isso. Mas isso não faz diferença. Você pode começar da estaca zero também.

Meu pai rico iniciou a nossa educação financeira aprendendo a definição das palavras jogando Banco Imobiliário. O jogo me ensinou que uma casa verde era um ativo, quando ela gerava, digamos, U$ 10 de fluxo de caixa, dinheiro indo direto para o meu bolso. As duas casas verdes injetaram U$ 20 no meu bolso. A matemática não foi difícil. E ainda não é. Mesmo as estratégias financeiras mais complexas se resumem numa coisa: positivo versus negativo. Algo pode trazer dinheiro para você ou tirá-lo de você.

Saber a definição das palavras financeiras foi algo poderoso que mudou a minha vida. Enquanto eu crescia e adquiria mais experiência, a minha fortuna crescia à medida que o meu vocabulário financeiro aumentava.

Como afirmei anteriormente: Conhecimento é poder.

O conhecimento começa com as palavras. A melhor notícia de todas: as palavras são grátis.

Conforme Fuller disse, as palavras são ferramentas, as ferramentas mais poderosas criadas pelos humanos. As palavras são combustível para os nossos cérebros. Usar palavras pobres é como colocar água de esgoto no tanque de gasolina − o carro não vai funcionar. Encher-se com baixa qualidade afeta o desempenho em longo prazo e pode impactar toda a sua vida. Isso faz de você um poderoso motor em produtos de baixa qualidade. Outra forma de dizer isso é: As pessoas pobres não são pobres. Elas estão usando palavras pobres para alimentar os seus cérebros poderosos.

Determine o Sucesso

Muitos anos atrás, Mike e eu fomos juntos ao reencontro da nossa turma do ensino médio. É sempre uma experiência interessante.

Foi legal rever pessoas com as quais passamos três anos muito instrutivos juntos, durante um período de tempo em que nenhum de nós realmente sabia quem éramos. Também foi interessante ver que a maioria dos chamados “líderes estudantis” não tiveram tanto sucesso assim depois que saíram do ensino médio.

O Mike e eu não éramos jovens universitários brilhantes. Nós não éramos líderes de turma, gênios em finanças nem superatletas. Na maioria das vezes, fomos considerados como alunos medianos. Na minha opinião, não herdamos a inteligência de nossos pais.

Mas foram aquelas palavras ferinas daquela orientadora, juntamente com as risadinhas de nossos colegas de classe, que nos incentivaram a seguir em frente, aprender com os nossos erros e continuar tanto nos bons quanto nos maus momentos.

A lição que isso me ensinou é que o sucesso raramente pode ser previsto. Em vez disso, você deve determinar se será bem-sucedido ou não, diariamente. E você deve se esforçar muito para ter sucesso.

Confie em Si Mesmo

Mesmo que você não seja bom em tudo, dedique tempo para desenvolver o que precisa aprender e seu mundo mudará rapidamente. Nunca fuja do que você sabe que precisa aprender. Enfrente os seus medos e incertezas e novos horizontes se abrirão para você.

Se você não se saiu bem na escola, se não foi o mais popular, ou ainda, se não é bom em matemática, ou seja qual for a razão para você se sentir inferiorizado − nada disso faz diferença no longo prazo.

Essas chamadas “deficiências” só contam se você achar que elas contam.

Alguns de vocês que estão pensando em embarcar em sua própria jornada financeira de sucesso, talvez tenham dúvidas acerca de suas habilidades. Tudo o que eu posso dizer é: Confie que você tem tudo o que precisa agora para ter sucesso − financeiramente ou não.

A única pessoa que determina os pensamentos que você acredita sobre si mesmo é você. Lembre-se disso.

A única coisa necessária para deixar fluir os seus dons naturais dados por Deus é o seu desejo, determinação e a confiança profunda de que você tem algo único que o mundo precisa.

E se você se importa o suficiente para ler as minhas palavras aqui no Pai Rico, Pai Pobre Daily com certeza você tem isso dentro de si.

Até a próxima,

Robert Kiyosaki


Conteúdo Publicitário

Não Compre Outra Ação Antes de Ver Este Vídeo!!

Se você já perdeu dinheiro investindo em ações, você sabe como é difícil derrotar o sistema, porque o jogo é manipulado contra você…

Para te ajudar, Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre gravou uma coleção GRATUITA de vídeos onde mostra os 16 Segredos dos Milionários.

Em um desses vídeos, ele vai te mostrar a estratégia dos milionários para investir em ações – e você vai se surpreender com a informação.

Tudo isso você vai receber gratuitamente na Masterclass Segredos dos Milionários

>>>> Clique Aqui Seu e Reserve Sua Vaga <<<<