fbpx

Por que funcionários estão em risco na era dos robôs

  • Por que as pessoas com empregos substituíveis devem se preocupar…
  • Quando fiquei mais velho e mais sábio em relação ao dinheiro, percebi algo muito importante…
  • Acredito que o empreendedorismo será a chave para o isto…

Caro leitor,

O medo de as máquinas assumirem o controle é mais frequente do que nunca, e em breve todos terão que enfrentar a realidade de que seu trabalho atual poderá ser extinto amanhã.

Para Kim e eu, isso não é novidade. Há anos que dizemos que o trabalho tradicional está se tornando ultrapassado e uma maneira infalível de ficar preso na corrida dos ratos. Mas muitas pessoas não estão preparadas para as mudanças radicais que estão por vir.

Carros sem motorista, impressão 3D, inteligência artificial, essas são apenas algumas das tecnologias que ameaçam os empregos atualmente. E nenhum emprego está a salvo.

Recentemente, os correios dos EUA iniciou um teste de duas semanas para transportar correspondência em três estados do sudoeste usando caminhões autônomos, um passo à frente na iniciativa de utilizar a tecnologia de veículos independentes para transportar mercadorias.

Se for bem-sucedidos, os experimentos marcararão uma conquista para o setor de direção autônoma e uma possível solução para a falta de motoristas e as restrições regulatórias enfrentadas pelas transportadoras de carga em todo o país.

De acordo com a reuters.com:

“O objetivo é eliminar a necessidade de um motorista, liberando empresas de transporte da carga das restrições do agravamento da escassez de motoristas. As associações americanas de caminhões estimam a falta de 174.500 motoristas até 2024, devido ao envelhecimento da força de trabalho e à dificuldade de atrair motoristas mais jovens.”

Os robôs são funcionários ideais. Eles não ficam doentes. Eles não recebem previdência social ou assistência médica.

Eles aparecem pontualmente, são mais eficientes e geralmente mais seguros que os funcionários humanos.

E, embora isso possa parecer assustador para funcionários e autônomos no lado esquerdo do quadrante CASHFLOW®, para aqueles de nós que estão lado direito é música para os ouvidos.

Funcionários têm muito a perder na era dos robôs

Mas o surgimento de robôs, por mais assustador que possa ser para algumas pessoas que fizeram maus investimentos, é ainda mais assustador para aqueles cujos empregos serão substituídos.

Quando eu era criança, meu pobre pai sempre dizia que eu deveria frequentar uma boa escola para conseguir um bom emprego. Para ele, segurança financeira significava construir uma carreira em uma grande empresa que pagasse bem.

Quando fiquei mais velho e mais sábio em relação ao dinheiro, percebi que meu pai estava errado. Em vez de achar que um bom emprego é a posição mais segura financeiramente, aprendi que é a menos segura.

Por quê? (Cont…)

Porque você não tem controle. Você pode ser demitido ou desistir. Se a empresa em que trabalha é mal administrada, você pode fazer pouco sobre isso. E você paga mais em impostos. Todo o sistema de emprego é desenvolvido para beneficiar proprietários e investidores e minimizar o poder e a segurança dos funcionários.

Então qual é a solução? Para mim, é um aumento na educação financeira que incentiva o pensamento empreendedor.

Como mencionei anteriormente, meu pai pobre achava que ter um bom emprego era a coisa mais segura que se poderia fazer financeiramente. Por outro lado, meu pai rico, que era o pai de meu melhor amigo, me ensinou que ser empreendedor era a coisa mais segura que alguém podia fazer.

Muitas pessoas se recusam a ouvir isso, pois o mito cultural sobre o empreendedorismo é que ele é inerentemente arriscado. Mas meu pai rico me ensinou que, para aqueles com QI financeiro certo, não é. A razão para isso é que você tem mais controle, paga menos impostos e não está à mercê de outras pessoas.

É por isso que tenho defendido há anos a verdadeira educação financeira no sistema escolar.

Em um futuro próximo, onde os robôs terão muitos empregos, acredito que o empreendedorismo é a chave para a segurança financeira. Na essência, o empreendedorismo se baseia na inovação — encontrar maneiras de ganhar dinheiro resolvendo problemas grandes e pequenos.

Isso é difícil de automatizar porque não é previsível. No futuro, as pessoas mais bem pagas serão aquelas que não realizarem tarefas previsíveis, como as de advogados e contadores, mas aquelas que criarem novas soluções e oportunidades.

Serão nossos empreendedores.

Mude para o lado direito do quadrante

Se a próxima automação o assusta, talvez seja hora de mudar para o lado direito do quadrante. O que quero dizer com isso é deixar a carreira e o trabalho tradicionais para trás e tornar-se um D (empreendedor) ou I (investidor).

Kim e eu não temos medo de ser substituídos por robôs. Na verdade, meu pai rico costumava dizer: “Você sabe que é rico quando não precisa de um emprego para ganhar muito dinheiro”.

Ao fazer a mudança do lado esquerdo do quadrante para o direito, você não será mais dependente de um trabalho que poderia ser realizado facilmente por um robô. Em vez disso, pode construir seus próprios veículos geradores de dinheiro.

A melhor parte? Você pode se posicionar para tirar proveito da ondulação futura e usar a tecnologia para ajudá-lo a alcançar liberdade financeira.

Em vez de temer essa nova tecnologia, adote-a e use-a para ajudá-lo a construir seus negócios. O que costumava exigir milhões de dólares e um escritório cheio de pessoas agora pode ser feito por uma pessoa com um laptop e uma conexão à Internet.

Os avanços em tecnologia tornam mais fácil e lucrativo do que nunca começar seu próprio negócio.

Além disso, os robôs são mão de obra barata e eficiente. Quando se está no lado esquerdo do quadrante, isso é assustador, mas no lado direito é uma oportunidade incrível. Você pode permitir que os robôs façam o trabalho enquanto você relaxa e aproveita o fluxo de caixa.

A tecnologia também facilita o investimento. Se você está interessado em ações ou imóveis, há novos avanços todos os dias que facilitam o controle de seus investimentos.

Basta uma mudança de mentalidade. Depois de mudar da esquerda para a direita do quadrante, os robôs e outras tecnologias em desenvolvimento se tornam oportunidades animadoras, não ameaças à sua segurança.

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário

GRÁTIS!

LANÇAMENTO NO BRASIL – Novo Livro de Robert Kiyosaki… 

é um livro inédito, feito exclusivamente para leitores da Agora Financial como você.

Nessa obra incrivel, Robert mostra quais são as 25 mentiras sobre dinheiro que estão te impedindo de ter sua liberdade financeira…

É uma leitura imperdível! 

Baixe Aqui sua cópia gratuita de A Verdade Sobre o Dinheiro!