fbpx

Qual dos 3 valores de investimento representa você?

  • Como suas prioridades podem comprometer seu caminho para a riqueza…
  • Uma das principais razões pelas quais as pessoas decidem investir…
  • A decisão que a maioria das pessoas ainda não tomou (mas deveria)…

Caro leitor,

Antes de se tornar rico, você deve decidir se deseja ficar seguro, confortável ou rico. Esses são chamados de valores fundamentais ou motivos pelos quais alguém deseja investir.

Meu pai rico me dizia: “Quando se trata de dinheiro e investimento, as pessoas têm três razões ou opções fundamentais para investir — ficar seguro, confortável ou rico — nessa ordem”.

Meu pai rico enfatizou que todas as três escolhas eram importantes, mas explicou que a diferença entre quem era rico e quem não era podia ser encontrada na maneira como as pessoas priorizavam essas escolhas.

A maioria das pessoas ganha dinheiro na ordem das opções listadas acima. Isso significa que sua primeira prioridade é a segurança, seguida pelo conforto e, finalmente, a riqueza. É por isso que a maioria das pessoas faz da estabilidade do trabalho sua prioridade. Depois de terem um emprego seguro, elas se concentram no conforto. Ser rico é o último foco.

“Para a maioria das pessoas”, meu pai rico explicava, “se enriquecer perturba o conforto ou faz com que se sintam inseguras, elas deixarão de ficar ricas.”

A primeira razão pela qual as pessoas investem é porque querem se sentir mais seguras. É por isso que a previdência social ou um plano de aposentadoria é muito popular entre as pessoas cujo valor principal é a necessidade de segurança. A segurança é um aspecto muito importante do investimento. Ninguém deseja acabar vivendo nas ruas sem ninguém para cuidar de si.

Infelizmente, muitas pessoas contam com o governo ou seus empregadores para garantir sua aposentadoria “confortável”. Elas vão se decepcionar bastante.

Uma pessoa que investe para se proteger ou valoriza a segurança sempre diz algo como isto: “Bem, eu tenho que ter um teto sobre minha cabeça e preciso colocar comida na minha mesa”. Sua orientação é completamente voltada para a segurança ou sobrevivência.

Rico ou feliz?

Muitas vezes, ouvimos esse tipo de pessoa dizer: “Prefiro ser feliz do que ser rico”.

Isso sempre me impressiona. Eu já fui rico e pobre. Nas duas situações, eu também fui feliz e infeliz em vários momentos. Eu me pergunto por que as pessoas pensam que precisam escolher entre felicidade e riqueza.

O que eu acho que as pessoas realmente estão dizendo é: “Prefiro me sentir seguro e confortável do que rico”. Isso ocorre porque, quando se sentem inseguras ou desconfortáveis, elas não se sentem felizes.

Então, elas dizem: “Eu só quero …” Elas querem a casa própria, a casa de praia ou um carro novo. Querem fazer um cruzeiro de vez em quando. A maior prioridade delas é a necessidade de se sentir confortável.

E esta é uma questão importante. Muitas pessoas bem-sucedidas que eu conheço estão dispostas a se sentir inseguras e desconfortáveis para alcançar o sucesso. Em outras palavras, elas não se importam de fazer os sacrifícios e assumir os riscos necessários.

Prioridades diferentes

Aqueles que são ricos estabeleceram prioridades diferentes da maioria das pessoas. Ocorre da seguinte forma:

1)Rico

2) Confortável

3) Seguro

As pessoas sonham em ser ricas, mas se isso significa abrir mão de um emprego seguro, ser rico continuará sendo um sonho. Se ficar rico der trabalho demais e elas estiverem se sentindo confortáveis no momento, elas não tentarão ficar ricas.

Essas são as três principais razões emocionais pelas quais certas pessoas escolhem certos caminhos de investimento.

O dinheiro é apenas uma ideia. É um conjunto das ideias mentais, emocionais e espirituais dentro de você que determinam o que você acaba se tornando.

Qual a sua escolha?

Aos nove anos de idade, eu já havia tomado a decisão de ficar rico. Eu aprendi rapidamente que, para ficar rico, eu tinha que estar disposto a me sentir inseguro e desconfortável. Essa percepção foi um grande fator para eu me tornar rico. A maioria das pessoas não tomou essa decisão. Não há uma decisão certa ou errada, mas é muito importante tomar uma decisão.

Se você não está disposto a abrir mão de seu conforto ou segurança para enriquecer, não há nada de errado nisso. Mas, se esse for o seu caso, isso determinará que tipo de investidor você finalmente se tonará.

Quando se trata de dinheiro e investimento, todos os três são importantes. A ordem em que você os coloca é uma decisão muito pessoal que não deve ser tomada sem ponderação — mas sim antes de começar a investir.

Meu pai biológico era altamente instruído. Ele também procurava estabilidade profissional. A coisa mais importante para ele era ter um bom emprego.

Era um valor que a maior parte de sua geração compartilhava e que ele ensinou aos seus filhos desde cedo. Ele presumiu que estabilidade profissional significava segurança financeira — até perder o emprego e não conseguir encontrar outro.

Por outro lado, meu pai rico nunca falou sobre segurança no emprego. Em vez disso, ele sempre falava em ser fiscalmente independente. Ele me mostrou os padrões para diferentes tipos de segurança e liberdade encontrados no quadrante CASHFLOW®.

Ficar rico, confortável e seguro são valores fundamentais pessoais. Um não é melhor do que o outro. Eu sei, no entanto, que a escolha de quais valores essenciais são mais importantes para você costuma ter um impacto de longo prazo sobre o tipo de vida que se leva.

É importante saber quais valores principais são mais importantes para você, especialmente quando se trata de dinheiro e planejamento financeiro.

Hoje, você pode dedicar um tempo para listar a ordem de seus valores. Você pode precisar lidar com seus verdadeiros sentimentos no processo. Converse com honestidade com seu cônjuge ou mentor. Faça listas de “prós” e “contras”.

Mas eu garanto uma coisa: conhecer suas prioridades pessoais lhe poupará muitas decisões angustiantes e noites de insônia mais tarde na vida.

No mínimo, recomendo obter instrução em segurança financeira, que significa se sentir confiante em relação a seu trabalho e também a sua capacidade de investir em bons e maus momentos.

Mas, se você cumprir os requisitos, o melhor caminho e um dos mais difíceis é escolher a independência fiscal. É preciso um alto nível de educação financeira para ter sucesso nos quadrantes D e I. Também é preciso muita paixão, comprometimento e visão.

Mas a recompensa vale a pena.

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário

Quer Deixar de Ser um Escravo do Trabalho?
Então você PRECISA entrar no jogo dos ricos

Antes de escrever Pai Rico, Pai Pobre, o livro de finanças pessoais mais vendido da história…

Robert Kiyosaki chegou a precisar viver dentro do seu carro.

Antes de se tornar um milionário, ele precisou entender o jogo dos ricos…

Só então conseguiu construir várias fontes de renda passiva.

Hoje, Robert quer compartilhar com você 16 Estratégias de Renda Extra que Vão Acelerar Sua Liberdade Financeira… GRÁTIS.

Clique Aqui para Mais Detalhes.