fbpx

Qual é o seu número de aposentadoria?

“Um dia, vou parar de trabalhar.” Muitos de nós pensamos e sabemos que isso vai acontecer, mas milhões de pessoas se preocupam se estão economizando o suficiente para isso.

Queremos saber: quanto eu preciso me aposentar?

Se você (ou você e seu cônjuge) parasse de trabalhar hoje, por quanto tempo seria possível sobreviver financeiramente?

Infelizmente, os “especialistas” em aposentadoria passaram décadas evitando a questão do número mágico. “Não há número mágico para todos”, dizem alguns. “É complicado”, dizem outros.

Essa é uma pergunta crucial e cuja resposta a maioria das pessoas nunca calcula. É por isso que, quando o inesperado acontece — como demissão, doença ou divórcio — muitas pessoas não estão preparadas. Esta é uma das razões pelas quais tantos enfrentam batalhas nesta economia. É no momento do evento inesperado que a maioria das pessoas, pela primeira vez, é forçada a encarar a realidade de onde está e por quanto tempo pode sobreviver financeiramente.

Ao se aproximar dos anos da aposentadoria, você fica tranquilo, sabendo que está preparado para viver confortavelmente pelo resto de seus dias? Ou entra em pânico por não ter o suficiente e começa a poupar cada centavo que puder?

Talvez você já tenha se aposentado, apenas para descobrir que o que guardou não foi o suficiente. Em vez de recorrer a outro emprego, agora é a hora de começar a pensar como um empreendedor.

O que você precisa para viver?

“Preciso de US$ 1 milhão para viver pelo resto da minha vida.” Quando você fala com planejadores financeiros, eles conversam com você sobre suas economias, quanto dinheiro você terá que poupar para se aposentar.

A maioria das pessoas calcula o que quer e precisa em termos de dinheiro. As pessoas estão vivendo mais. Essas são boas e más notícias: ouvimos falar de baby boomers que se mudam para comunidades sofisticadas de “adultos ativos”, mas também ouvimos falar de idosos inválidos e acamados que requerem anos de assistência médica e a ajuda constante dos filhos. De qualquer maneira, vidas mais longas parecem caras.

No entanto, existe uma maneira melhor de responder à pergunta. Em vez de medir seu patrimônio em termos de dinheiro, é melhor medi-lo em termos de tempo — o que eu chamo de número de patrimônio.

Em relação a descobrir seu Número de Patrimônio, há duas partes importantes na pergunta: “Se você (ou você e seu cônjuge) pararem de trabalhar hoje, por quanto tempo seria possível sobreviver financeiramente?”

De acordo com uma pesquisa do Bankrate, “um em cada três norte-americanos não tem absolutamente nada poupado para a aposentadoria”. Com tantas pessoas despreparadas para a aposentadoria, não é de admirar que elas continuem trabalhando duro nos anos dourados.

Mas pense sobre o seguinte:

Se você parar de trabalhar hoje…

Isso significa que não há mais salários. Por qualquer motivo, você não pode mais trabalhar para uma empresa ou ter um emprego, portanto não há receita proveniente dessas fontes.

Quanto tempo você poderia sobreviver financeiramente?

Estamos falando de sobrevivência em seu padrão de vida atual, não se você reduzir o tamanho da casa, vender seu carro e andar de ônibus, parar de comer fora e assim por diante. Dado o seu nível atual de despesas, quanto tempo duraria o seu dinheiro?

Como definir os termos

Para nossos objetivos no cálculo de seu Número de Patrimônio, seu dinheiro consiste em suas economias, contas de aposentadoria, ações líquidas (ações que você poderia vender hoje), ouro físico e prata que você possui — qualquer coisa que possa ser convertida em dinheiro hoje. Não inclui a venda de suas jóias, móveis ou seu carro extra, por exemplo, porque isso reduziria seu padrão de vida atual. Inclui fluxo de caixa de dividendos, aluguel de imóveis e outros investimentos que gerem renda sem o seu esforço.

Se você já fez esse cálculo antes, recomendo que faça novamente agora. Por quê? Suas finanças são dinâmicas; elas estão em mudança contínua. Você pode encontrar uma resposta semelhante ou pode se surpreender com seu novo resultado.

Faça as contas

Seu número de patrimônio = seu dinheiro disponível/suas despesas mensais

Observação: é fácil mentir para si mesmo sobre o quanto você realmente gasta com as despesas mensais. Inclua todas as suas despesas, pois é recomendável expandir seus meios financeiros para atender ao estilo de vida que deseja, e não para viver em um padrão abaixo do atual.

Depois de fazer as contas e dividir quanto dinheiro você tem disponível por suas despesas mensais, você acaba com o seu número de patrimônio. O que isso significa?

Seu número de patrimônio é medido em tempo — neste caso, em meses. Portanto, se o seu número de patrimônio for 24, isso significa 24 meses. Se o seu número for 6, isso equivale a 6 meses. E o que isso significa? Seu número de patrimônio é o número de meses em que você poderia sobreviver se você (ou você e seu parceiro) parassem de trabalhar hoje.

Então, qual é o seu número?

Bem-vindo à realidade

Para a maioria, esse cálculo é preocupante. Coloca você e seu dinheiro cara a cara. É a demonstração mais realista e reveladora da situação financeira exata em que você está hoje.

Para muitas pessoas, o número é 3 ou menos. Isso significa que elas só poderiam sobreviver sem salários por três meses ou menos. Elas vivem praticamente de salário em salário. Algumas pessoas têm um número negativo, o que significa que gastam mais todos os meses do que estão ganhando.

Realmente não importa qual é o seu número. Seu número é simplesmente o seu número. Você não precisa defini-lo como certo ou errado ou insistir em se preocupar com ele. Ele é o que é. Fim. Agora você sabe. Agora você sabe algo que a maioria das pessoas nunca terá tempo para descobrir. E o mais importante, agora que você sabe, pode tomar uma ação e mudar o quadro, se quiser.

Avalie suas finanças. Se ficar angustiado, ou mesmo decepcionado e preocupado com esse número à sua frente, isso é bom. Significa apenas que é hora de começar a agir.

Jogue com inteligência!

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário