fbpx

O segredo para sobreviver em um mundo de satisfação instantânea

  • O resultado de viver na era da informação…
  • Você realmente quer que outra pessoa invista seu dinheiro?
  • Como vencer a longo prazo…

Caro leitor,

Eu ouço muito coisas como esta: “Tenho US$ 20.000 para investir. Onde devo investir? Você tem uma boa dica para mim?”

Essas são as perguntas que mais me perturbam, porque são as perguntas erradas. Isso me diz que as pessoas não têm a base da inteligência financeira necessária para usar bem seu dinheiro se ficarem ricas.

A realidade é que, para a maioria das pessoas, quando se trata de investir, elas simplesmente querem saber o que fazer, em vez de descobrir o que fazer por si mesmas. As pessoas adoram uma solução rápida.

Imagino que seja por isso que os esquemas de enriquecimento rápido são tão bem-sucedidos. Esses são os esquemas lançados que prometem uma alta taxa de retorno por apenas um pequeno investimento — e sem risco!

Durante os períodos de turbulência econômica, as promessas de grande riqueza os tornam tão atraentes.

Hoje, vivemos em um mundo de satisfação instantânea

Quando eu era criança, tínhamos apenas alguns canais na televisão. Se você queria saber alguma coisa, precisava ir à biblioteca e dedicar algum tempo para procurar. Se você quisesse saber como alguém estava, teria que escrever uma carta para a pessoa — ou, se tivesse dinheiro, ligar para ela. E se precisasse de informações, teria que parar em um posto de gasolina para perguntar.

O mundo mudou desde então. Agora, existem milhares de canais na TV e a maioria das pessoas não consegue permanecer no canal por mais de alguns minutos.

Quem deseja saber alguma coisa procura na Wikipédia em segundos pelo computador ou celular. Se você quiser saber como estão todos os seus amigos, passe alguns minutos no Facebook. Se você quiser conversar com eles, envie uma mensagem de texto para eles — ou seis ou sete deles — imediatamente e durante todo o dia. E se você quiser informações, aperte um pequeno botão de mapa em seu telefone.

Essa satisfação instantânea é o resultado de viver na Era da Informação, que é uma faca de dois gumes, porque viver nessa era dá a mais pessoas mais oportunidades do que nunca na história de enriquecer, mas também dificulta o processo porque todos nós estamos sofrendo de déficit de atenção.

Não há solução rápida

A resposta para “em que devo investir” é uma decisão pessoal com base em que tipo de investimentos você está interessado e em sua análise de oportunidades de investimento específicas. Um conselho rápido — mesmo dos especialistas mais experientes — nunca deve substituir sua própria pesquisa e tomada de decisão.

Em nenhuma época do ano você vê isso com maior prevalência do que próximo ao ano novo. As pessoas querem perder peso, então elas seguem a última dieta da moda, apenas para abandoná-la algumas semanas depois.

As pessoas querem parar de fumar, então jogam fora o maço meio fumado, apenas para comprar um novo alguns dias depois.

Infelizmente, elas não fazem o trabalho duro para construir as bases necessárias para vencer a longo prazo.

Entregar seu dinheiro a outra pessoa para investir — ou agir de acordo com uma dica de outra pessoa — significa que você está deixando o destino de seu dinheiro e, mais importante, o futuro que deseja criar com esse dinheiro nas mãos de outra pessoa.

Não seria melhor estar no controle?

O sucesso é um processo

Como há tanta informação na ponta dos dedos, nossas mentes, especialmente as mentes dos jovens, são condicionadas a passar de um estímulo para o outro. Hoje em dia, é raro se concentrar em uma coisa por um período prolongado.

Alcançar uma resolução de Ano Novo ou qualquer meta, com sucesso, é um processo. Você não pode simplesmente mudar sua vida com a folha virada de um calendário. É preciso muito trabalho por um tempo prolongado, com um bom plano para fazer uma mudança.

Isso também acontece quando se trata de investir.

Ser independente no aspecto financeiro de sua vida não acontece da noite para o dia. Não há solução rápida. Investir é como aprender um novo idioma; você não se torna fluente em um dia. Você deve praticar, praticar, praticar.

No processo, você cometerá alguns erros. Mas, à medida que avança, assim como em um idioma, você se torna cada vez mais fluente. Todo erro que você comete simplesmente o torna mais inteligente.

Como construir uma cúpula

Cometer erros é uma realidade até para as melhores mentes do planeta. Há algum tempo, assisti a um vídeo de R. Buckminster Fuller, o inventor da cúpula geodésica e um filósofo, futurista e arquiteto revolucionário.

No vídeo, ele e seus alunos estavam construindo a cúpula que tentaram construir muitas vezes, mas nunca se sustentou. Neste vídeo, eles pensaram que tinham as especificações perfeitas e que a cúpula ficaria de pé.

Só que não foi assim. Ela caiu mais uma vez. Os alunos ficaram incrédulos, desanimados e abatidos. Mas não Fuller. Ele estava em êxtase!

“Isso é maravilhoso!”, disse Fuller. “Eu consigo ver onde erramos! Estamos um passo mais perto de construir uma cúpula de sucesso.”

Todo processo envolve erros

Fuller não ficou chateado pelo fato de a cúpula não resistir. Ele sabia que estava no meio de um processo, e cada etapa do processo o levava mais perto de alcançar seu objetivo.

Na escola, aprendemos que cometer erros é ruim. Seja pelo professor, pelos adultos ou por outras crianças que riem quando alguém comete um erro, muitas crianças crescem acreditando que errar é algo ruim e tendem a não aprender com os erros.

Como investidor, o processo nunca termina. A cada dia, você aprende coisas novas, e os erros fazem parte desse processo de aprendizagem. Pode não ser agradável cometer esses erros, mas eles são a chave para aprender e, eventualmente, conseguir o que você deseja.

Como a atriz Elizabeth Taylor já declarou, “não se trata de ter, mas de conquistar”.

Neste ano novo, dedique algum tempo para anotar suas metas, financeiras ou não, e descobrir qual será o processo para chegar lá. Além disso, reflita sobre os erros que você cometeu no ano passado.

Como você pode aprender com eles? Que lições eles trazem para você?

Como você pode aplicar essas lições no próximo ano?

​Robert Kiyosaki


Conteúdo Publicitário

O Livro Mais Aguardado Do Ano Disponível Para Você Baixar!

Reserve Já Sua Cópia! 

A Carta de Vendas de 16 Palavras, o livro de copy de Evaldo Albuquerque, já está disponível em português para você baixar!

Você vai aprender toda a psicologia por trás desse método revolucionário de escrever copy.

Isso vai MUDAR TOTALMENTE a forma como você escreve suas cartas de vendas!

>> Garanta Aqui a Sua Cópia! <<