fbpx

Sua aposentadoria será tão confortável quanto você imagina?

  • Por que a aposentadoria no mundo de hoje mudou…
  • Como a educação financeira pode salvá-lo mais tarde na vida…
  • Um dos conceitos fundamentais da Rich Dad sobre dinheiro…

Caro leitor,

Quando eu era jovem, o caminho para a aposentadoria era mais simples. Na maioria das vezes, se você poupasse seu dinheiro regularmente, pagasse sua hipoteca e vivesse modestamente, poderia se aposentar bem.

Isso ocorreu em parte porque a inflação estava baixa, uma vez que o dólar estava vinculado ao ouro e também porque a maioria dos funcionários podia esperar uma pensão e benefícios de saúde da empresa até o dia em que morresse. Não era necessária muita inteligência para ter um futuro financeiro seguro.

Hoje, vivemos em um mundo que exige uma inteligência financeira extremamente alta para se aposentar bem.

Não é mais suficiente poupar dinheiro, pois inflação e impostos mais altos acabam com seus ganhos. Você não pode contar com uma pensão da empresa porque a maioria das empresas não oferece uma. Em vez disso, espera-se que você contribua para um plano 401(k) que pode ou não fornecer uma aposentadoria segura e que seja simplesmente uma conta de poupança com diferimento de impostos que beneficia os ricos, não você.

Essas mudanças são causadas por duas ações do governo dos EUA sobre as quais escrevi muito, principalmente em meu livro Conspiracy of the Rich. Em 1971, Nixon tirou o dólar do padrão ouro, tornando-o uma moeda em vez de dinheiro. E em 1974, a Lei de Segurança da Renda de Aposentadoria Trabalhista foi aprovada, abrindo caminho para os planos 401(k), forçando funcionários sem instrução para o mercado de ações e criando o setor de serviços financeiros.

Quando Nixon tirou o dólar do padrão ouro, ele o fez com a intenção de criar “uma nova prosperidade sem guerra”. Infelizmente, desde então, vimos uma guerra contínua, um crescimento estagnado, um rápido aumento da disparidade de renda e uma crise de aposentadoria iminente.

Você vai trabalhar até morrer – e será que vai gostar?

Estamos vendo os efeitos devastadores dessas ações hoje, pois indivíduos e países estão vivendo à beira de um desastre financeiro.

Em termos individuais, considere, por exemplo, um jovem amigo meu, cujo pai trabalhou toda a sua vida em uma instalação industrial do velho mundo. Toda vez que meu amigo conversava com o pai, ele mencionava quanto tempo faltava para se aposentar, quando receberia uma pensão e benefícios de saúde, jogaria golfe algumas vezes por semana e acompanharia esportes pela TV.

Não havia poupança para mencionar, algumas opções de ações dizimadas pela crise econômica, muita dívida e nenhum outro plano. Infelizmente, apenas alguns meses antes do pai de meu amigo atingir a idade mínima de aposentadoria, a fábrica foi colocada à venda, não encontrou compradores e fechou.

Agora ele, junto a centenas de outras pessoas da fábrica, não consegue encontrar um novo emprego, não tem economias e está encarando um futuro financeiro muito inseguro. Para ele, pode ser tarde demais.

A história acima provavelmente parece vagamente familiar, tem pouco impacto emocional em você e você pode até ter pulado o conteúdo.

Por quê?

Histórias como esta ecoam histórias que foram compartilhadas há muitos anos. Os jornais estão cheios de histórias de pessoas que vivem em países à beira do colapso financeiro e, depois, são atenuadas por boas notícias aqui e ali para impedir que todos entrem em completo desespero.

A realidade é que nos acostumamos a viver no limite e esquecemos o que significa viver com paz de espírito. Isso não é de todo ruim, se você tiver a mentalidade certa.

Viver no limite exige educação financeira

Viver no limite requer atenção e inteligência, você não pode desistir ou fazer uma pausa sob o risco de cair. Cada etapa deve ser calculada e executada com cuidado, mas com confiança, para garantir a segurança. A única outra opção é não fazer nada e esperar que alguém o salve — o que é semelhante ao suicídio.

É para momentos como esse que a Rich Dad Company foi criada. Todas as nossas ferramentas de educação financeira existem para ajudar a prepará-lo para os perigos de nossa economia moderna, para que você possa ter o conhecimento e a aplicação prática necessários para sobreviver e prosperar enquanto outros tropeçam e falham.

Para muitos, não há escolha em viver no limite. Os dados foram lançados para nós por pessoas muito mais poderosas e influentes do que nós. Mas podemos controlar nossas ações no limite.

É minha esperança que você avance com confiança e inteligência, equipado com o máximo de conhecimento e coragem financeiros que puder obter e reunir. Com certeza é melhor que a alternativa.

Fundamentos de aposentadoria da Rich Dad

Todos nós temos uma visão de como será a aposentadoria dos nossos sonhos. Provavelmente envolve uma ilha em algum lugar, uma rede, um bom livro e uma taça de vinho a seu lado enquanto você relaxa pela primeira vez em muito tempo.

Mas pergunte à maioria dos aposentados e você terá uma imagem muito diferente de como é a aposentadoria hoje.

Em um mundo em que as pessoas podem viver por muito mais tempo, é vital que, em vez de passar toda a sua vida trabalhando por dinheiro, você faça seu dinheiro trabalhar por toda a sua vida.

Isso significa mudar do lado esquerdo do quadrante de CASHFLOW, de funcionários e autônomos, para o lado direito, de empreendedores e investidores.

Esse é um dos conceitos mais fundamentais da filosofia da Rich Dad sobre dinheiro. Ao criar negócios ou investir em ativos que fornecem fluxo de caixa passivo mês após mês, você produz a segurança necessária para uma aposentadoria sólida.

A boa notícia é fazer seu dinheiro trabalhar para você permite que você ainda coloque em prática muitas paixões e hobbies diferentes (e talvez até seja pago por eles), mas de certa forma isso permite que você seja financeiramente seguro e não dependa dessas atividades para permanecer financeiramente ativo.

Portanto, em vez de seguir os conselhos financeiros antigos, de “ir para a escola, arrumar um emprego e investir a longo prazo”, meu conselho é que você invista em sua educação financeira para fazer o que é certo: investimentos para uma aposentadoria feliz e saudável.

Pode não ser um conselho novo, mas é o conselho certo.

​Robert Kiyosaki


Conteúdo Publicitário

O Livro Mais Aguardado Do Ano Disponível Para Você Baixar!

Reserve Já Sua Cópia! 

A Carta de Vendas de 16 Palavras, o livro de copy de Evaldo Albuquerque, já está disponível em português para você baixar!

Você vai aprender toda a psicologia por trás desse método revolucionário de escrever copy.

Isso vai MUDAR TOTALMENTE a forma como você escreve suas cartas de vendas!

 

>> Garanta Aqui a Sua Cópia! <<