Vencer tem um preço

Robert Kiyosaki

 

Caro leitor,

Meu pai rico costumava me dizer: “Pergunte a alguém rico, famoso ou bem-sucedido… e tenho certeza de que ele essa pessoa lhe dirá que sempre encontrou desafios aparentemente invencíveis.

Todo mundo enfrenta adversidades na trilha para o sucesso. Meu desafio era não ter diplomas nem dinheiro quando comecei. Eu também tive uma família para sustentar quando meu pai morreu. Eu tinha treze anos quando recebi esse desafio — e haveria desafios ainda maiores por vir.

No entanto, consegui pagar o preço e, no final, acumulei um grande patrimônio. Avaliando minha jornada, vejo que o dinheiro foi minha recompensa por pagar o preço.

O preço da segurança

O problema de buscar segurança diretamente é que muitas vezes leva a compromissos que nos colocam em uma posição de desvantagem. Por exemplo, alguém pode se contentar com um trabalho desagradável, mas, ei, ele paga as contas.

Embora esse tipo de compromisso possa ser necessário a curto prazo, não é uma boa estratégia para segurança a longo prazo. Afinal, um trabalho pode ser tomado por outra pessoa. Se você não controla a fonte de sua segurança, reflita.

Não é segurança verdadeira, é apenas a ilusão de segurança.

Ao longo dos anos, meu pai rico fez questão de que seu filho Mike e eu estivéssemos sempre cientes do preço de alguma coisa. Meu pai pobre me aconselharia a encontrar “um emprego seguro”. Meu pai rico me alertava: “Lembre-se, existe um preço para a segurança”.

Quando perguntei qual era o preço, ele respondeu: “Para a maioria das pessoas, o preço da segurança é a liberdade individual. E sem liberdade, muitas pessoas passam a vida trabalhando por dinheiro, em vez de viver seus sonhos. Para mim, viver a vida sem realizar meus sonhos é um preço muito alto para pagar pela segurança”.

Ele também comentou sobre impostos, dizendo: “As pessoas que buscam segurança em vez de liberdade pagam mais impostos. É por isso que as pessoas que têm empregos seguros pagam mais impostos do que as pessoas que possuem as empresas que os fornecem”.

Passei alguns dias pensando sobre esse comentário, deixando a magnitude da ideia me atingir. Na próxima vez em que encontrei meu pai rico, perguntei: “Preciso escolher entre segurança ou liberdade? Em outras palavras, isso significa que posso ter um, mas não o outro?

Meu pai rico riu ao perceber o quanto eu pensara em sua observação. “Não”, ele respondeu, ainda rindo. “Você não precisa ter um ou outro. Você pode ter os dois.”

Conteúdo Publicitário


Segurança e liberdade

“Você quer dizer que eu posso ter segurança e liberdade?”, eu quis saber.

“Claro”, ele disse. “Eu tenho ambas.”

“Então, por que você disse que, para a maioria das pessoas, o preço da segurança é a liberdade pessoal?”, perguntei. “Como você pode ter os dois e afirmar que a maioria das pessoas pode ter apenas um? Qual é a diferença?”

“O preço”, disse pai rico. “Eu sempre disse a você que tudo tem um preço. A maioria das pessoas está disposta a pagar o preço pela segurança, mas não está disposta a pagar o preço pela liberdade. É por isso que a maioria das pessoas tem apenas um dos dois. Elas só têm um ou o outro.

“E por que você tem segurança e liberdade?” Mike perguntou. Ele acabara de entrar na sala e ouvira apenas parte da conversa.

“Porque eu paguei o dobro do preço”, respondeu meu pai rico. “Eu estava disposto a pagar o preço pela segurança e pela liberdade. Não é diferente de ter dois carros. Digamos que preciso de um caminhão, mas também quero um carro esportivo. Se eu quiser os dois, pago o preço duas vezes. A maioria das pessoas passa a vida pagando por um ou outro, mas não pelos dois.”

“Então, há um preço para a segurança e um preço para a liberdade”, eu disse. “E você pagou o preço dos dois.” Repeti o que o pai rico acabara de dizer para que eu pudesse deixar a ideia se fixar em minha cabeça.

Meu pai rico continuou: “E porque alguém que busca apenas segurança nunca se sente realmente seguro. Ou porque alguém que busca investimentos de baixo risco nunca acha que investir é seguro e porque alguém que está sempre certo um dia se engana. Eles pagam o preço de um lado da equação, mas não pagam o preço total. Eles violam uma lei universal”.

Mike entrou na conversa: “É por isso que são necessárias duas pessoas para brigar. E para ser um bom detetive, você também deve saber pensar como um criminoso. Para diminuir o risco, você precisa correr riscos. Para ser rico, você precisa saber como é ser pobre. Para saber o que é um bom investimento, você também precisa saber o que é um investimento ruim”.

E quanto ao risco?

“E é por isso que a maioria das pessoas diz que investir é arriscado”, acrescentei. “A maioria das pessoas pensa que, para investir em algo seguro, também é preciso diminuir o retorno do investimento. É por isso que tantas pessoas colocam dinheiro em uma conta poupança. Elas apostam em segurança e estão dispostas a se dedicar menos a essa segurança. Mas o dinheiro delas está sendo devorado pela inflação. E os juros sobre o dinheiro são tributados a uma taxa alta. Portanto, a ideia de que elas estão seguras com o dinheiro no banco não é uma ideia muito segura.”

Meu pai rico concordou. “Ter dinheiro no banco é melhor do que não ter dinheiro no banco. Mas você está certo ao dizer que não é tão seguro quanto se imagina. Há um preço para essa ilusão de segurança”.

Mike então se virou para o pai e disse: “Você sempre disse que é possível ter investimentos de baixo risco com retornos muito altos”.

“Sim”, ele respondeu. “É relativamente fácil ter segurança e ainda obter um retorno de 20 a 50% sem pagar muito imposto ou usar muito de seu próprio dinheiro — se você souber o que está fazendo”.

“Então, o que você está nos dizendo agora”, disse Mike, “é que o preço que você pagou foi maior do que aquele que o investidor médio está disposto a pagar”.

Meu pai rico concordou. “Lembre-se sempre de que tudo tem um preço, e esse preço nem sempre é medido em dinheiro”.

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário

Robert Kiyosaki vai te ensinar a gerar Renda Passiva TODA SEMANA

A Semana do Pai Rico, Pai Pobre é um evento 100% online que vai te ensinar a gerar Renda Passiva todos os dias.

Graças às estratégias de geração de Renda Passiva que Robert Kyiosaki ensina, você pode fazer até R$525 em apenas 3 minutos

Reserve Agora sua Vaga e Comece a Gerar Renda Passiva TODA SEMANA