fbpx

Você está recebendo o valor que merece?

Caro leitor,

Quando se trata de aconselhamento financeiro, para quem você recorre? Se você é como a maioria das pessoas, recorre a uma corretora de valores ou gerente de banco. 

As corretoras e gerentes de banco são simplesmente vendedores. Na verdade, eles não investem seu dinheiro. Eles simplesmente sabem como empurrar os vários investimentos que seus empregadores — grandes bancos e fundos de renda fixa — estão pedindo para empurrar.

Um dos maiores problemas com o dinheiro é que a maioria das pessoas recebe conselhos financeiros de vendedores, e não de pessoas ricas.

Precisa de mais provas?

A partir deste ano, a Morgan Stanley, a maior corretora dos EUA em força de vendas, disse a seus principais corretores que, se eles se comprometerem a entregar seus clientes a outro corretor da empresa quando se aposentarem, poderão obter maiores bônus de aposentadoria.

Segundo a repórter Elizabeth Dilts, redatora da Reuters:

“Para ganhar o bônus adicional no que a empresa chamou de seu programa aprimorado de ex-consultor, os corretores devem produzir US$ 2 milhões em taxas ou comissões anualmente e devem concordar em não trabalhar para outros serviços financeiros por 90 dias após sua saída.”

Buffett fala sobre corretoras de valores

Falando em corretoras, Warren Buffett declarou certa vez: “Wall Street é o lugar para onde as pessoas chegam em seu Rolls Royce para receber conselhos de pessoas que andam de metrô”.

Buffett está entre os homens mais ricos do mundo. Ele construiu seu patrimônio sendo um dos investidores mais sofisticados da história.

O segredo de seu sucesso em investimentos vem do fato de ele tratá-los como um negócio e entender como o negócio funciona. O próprio Buffett afirmou: “sou um investidor melhor porque sou um empresário, e sou um empresário melhor porque sou um investidor melhor”.

Em recente reunião anual para sua empresa, a Berkshire Hathaway Inc., Buffett mais uma vez dirigiu palavras duras para gestores financeiros profissionais, neste caso, os gestores de fundos de proteção.

Como relata a Bloomberg, Warren disse a um grupo de investidores:

“Se você procura um dentista, se contrata um encanador, em todas as profissões, há um valor agregado pelos profissionais como um grupo em comparação a fazer você mesmo ou apenas escolher leigos aleatoriamente. No mundo dos investimentos, isso não acontece. O grupo ativo, as pessoas que são profissionais consolidados, não são, não podem, se sair melhor do que o grupo de pessoas que apenas ficam sentadas”.

Buffett critica esses gerentes financeiros porque eles raramente fornecem o retorno que seus supostos conhecimentos deveriam gerar.

Você está recebendo o valor que merece?

No exemplo de um encanador, se você precisar que um vazamento sério seja consertado em sua casa, é quase sempre melhor ligar para o encanador. Se esse encanador aparecer e realizar o trabalho corretamente, o vazamento será corrigido e você pagará a ele. Caso contrário, você não paga (e encontra um encanador melhor).

Os corretores, por outro lado, são pagos independentemente de ganhar ou não dinheiro para você. A maioria dos gerentes financeiros profissionais cobra 2% pelo simples gerenciamento de um fundo. E se esse fundo obtiver algum lucro, eles receberão 20% desse lucro.

Buffett afirma o seguinte sobre essa taxa de administração de 2%: “Se você tem um fundo de um bilhão de dólares e recebe dois por cento, para um desempenho terrível, são US$ 20 milhões. Em qualquer outro setor, isso seria simplesmente inaceitável”.

Como Buffett ressalta, a razão pela qual a maioria dos investidores mantém seus corretores é porque há uma ilusão de que eles podem “fazer algo mágico por seus clientes”.

Na realidade, isso simplesmente não acontece. Como aponta a Bloomberg, “o fundo médio de proteção cresceu cerca de 2% este ano até abril, comparado com o aumento de cerca de 6,5% no índice S&P 500”.

Ambos são retornos ruins, mas pelo menos se um investidor colocasse seu dinheiro no S&P 500, ele não teria um retorno ruim piorado por 2% de taxas de administração e 20% de comissões.

Mas a verdade é que a maioria dos investidores não são realmente investidores, assim como a maioria dos corretores também não. Como as pessoas têm um QI financeiro tão baixo, ficam muito intimidadas com dinheiro e decisões de investimento. Elas preferem acreditar no conto de fadas financeiro de que os corretores são o melhor caminho a seguir quando se trata de aumentar seu patrimônio.

Meu pai rico já dizia: “O maior risco de todos é uma pessoa que não tem controle sobre suas demonstrações financeiras pessoais”.

Ele também dizia o seguinte: “Um investidor profissional quer controle. E esse controle começa com você, sua educação financeira, suas fontes de informação e seu próprio fluxo de caixa”.

A principal razão pela qual as pessoas permanecem pobres é porque simplesmente não controlam seu dinheiro.

Eles terceirizam o controle, geralmente para quem que não tem mais qualificação para gerenciá-lo do que eles mesmos, pessoas que simplesmente procuram mais pessoas para quem vender.

Investidor amador versus investidor sofisticado

Esse tipo de investidores representa o que chamo de investidores de folhetos. Eles ligam para um ponto de venda, como uma empresa imobiliária, uma corretora ou um consultor financeiro, e compram alguma coisa. Pode ser um fundo de renda fixa, um REIT, uma ação ou um título. Investimento de folheto é uma maneira clara e simples de investir.

Um investidor sofisticado, no entanto, faz o contrário. Eles criam seus próprios folhetos encontrando uma oportunidade que ninguém mais viu, levantando o dinheiro necessário para fazer o investimento (geralmente com OPM). E então eles organizam a equipe certa de pessoas inteligentes para fazer as coisas acontecerem.

Como encontrar e utilizar a corretora certa

Agora, a equipe certa pode e geralmente inclui um corretor, mas o tipo certo de corretor.

Os corretores com quem Kim e eu trabalhamos são investidores profissionais que praticam o que pregam. Eles são ricos e ajudam os outros a ficarem ricos.

Mais importante, eles obtêm resultados e são pagos por esses resultados. Mas esse corretor é apenas parte de uma equipe completa, e não é o capitão da equipe. Nós somos.

Em geral, submetemos todos esses membros da equipe, incluindo nosso corretor, a um conjunto de perguntas de filtragem. Essas perguntas são:

  • A pessoa que está oferecendo o conselho está fazendo com sucesso o que eu quero fazer?
  • O consultor pratica os conselhos que prega?
  • Os conselhos estão isentos de vínculos comerciais, informações tendenciosas e endossos pagos?
  • Temos realmente um conselho financeiro ou um argumento comercial?
  • Eles estão interessados em criar um relacionamento de longo prazo ou veem isso como uma transação única?

Por fim, você confia nessa pessoa? Seu instinto confirma que ela é ética, moral e honesta? Você confia nela para dizer como as coisas funcionam?

Se houver uma resposta negativa para qualquer uma dessas perguntas, não aceitaremos a pessoa em nossa equipe.

Kim afirmou:

“Seja o capitão de sua equipe financeira. Assuma o controle de todas as decisões financeiras e não permita que ninguém o desvie de seus objetivos. Se você montou uma equipe forte ao seu redor, ela o apoiará em todas as etapas do caminho. Ela oferecerá conselhos e o ajudarão a avaliar o campo de jogo e a considerar todas as suas opções. Mas no final das contas, você é quem dá as ordens”.

Em outras palavras, você deve estar no controle.

Qualquer outra coisa é simplesmente vender seu futuro financeiro para outra pessoa.

​Robert Kiyosaki

Conteúdo Publicitário

Não Compre Outra Ação Antes de Ver Este Vídeo!!

Se você já perdeu dinheiro investindo em ações, você sabe como é difícil derrotar o sistema, porque o jogo é manipulado contra você…

Para te ajudar, Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre gravou uma coleção GRATUITA de vídeos onde mostra os 16 Segredos dos Milionários.

Em um desses vídeos, ele vai te mostrar a estratégia dos milionários para investir em ações – e você vai se surpreender com a informação.

Tudo isso você vai receber gratuitamente na Masterclass Segredos dos Milionários

Clique Aqui Seu e Reserve Sua Vaga